Contador de Visitas

segunda-feira, 22 de junho de 2009

Série Pesquisas em Desenvolvimento, n. 04 (22 de junho de 2009)

*
Publica-se, hoje, neste Blog, o quarto número da Série Pesquisas em Desenvolvimento no GREM. Esta Série tem por objetivo a publicação e a divulgação dos Resumos Expandidos das Pesquisas em Desenvolvimento ou das pesquisas Recém Finalizadas pelo corpo de pesquisadores do GREM.
*
Nesta Série serão postados resumos individuais dos pesquisadores com um informe sobre suas pesquisas e uma pequena bibliografia referencial de apoio. Será informada, também, a linha de pesquisa do GREM a que estão vinculadas.
*
Já foram publicados neste Blog os números: 01, em 12 de junho de 2009, o 02, em 15 de junho de 2009, e o 03, em 18 de junho de 2009 da Série Pesquisas em Desenvolvimento no GREM.
*
O número 04 da Série Pesquisas em Desenvolvimento publica o Resumo Expandido da pesquisa em andamento no GREM, coordenada pela pesquisadora Maria Sandra Rodrigues dos Santos, em conjunto com o UNIPÊ, onde leciona (1).
*
A linha de pesquisa do GREM que a pesquisa em desenvolvimento de Maria Sandra está alocada é a Rituais da Morte, Luto e Sociedade.
*
Vamos, então, para o número 04 da Série Pesquisas em Desenvolvimento no GREM.
*
*

Título da Pesquisa: Enfretamento da morte vivenciada pelos Enfermeiros, Fisioterapeutas e os indivíduos que se encontra em processo de perda.
*
Pesquisador: Maria Sandra Rodrigues dos Santos (2)
*
*
Resumo: Esta pesquisa pretende investigar as formas e as atitudes estabelecidas diante da morte entre os Enfermeiros e Fisioterapeutas em Hospitais Públicos da Cidade de João Pessoa-PB. Como se dão as práticas de enfretamento da morte entre estes profissionais da saúde, e quais as relações entre estes e os indivíduos que se encontram em processo de perda.
*
Pretende, dessa forma, investigar, além dos procedimentos institucionais adotados quando da constatação da morte de um indivíduo, todo o agir discreto, controlado e, como é comum dizer, “de frieza” dos profissionais em relação aos indivíduos que vivenciam o processo da morte interdita. Ou seja, quando a morte passa a acontecer nos hospitais sob o controle dos médicos.
*
O que se pretende investigar é o comportamento das pessoas que estão diretamente relacionadas ao processo de morte em um local exclusivo: os hospitais públicos da Cidade de João Pessoa. Tendo como sujeitos específicos os profissionais da área da Enfermagem e da área de Fisioterapia e os indivíduos que estejam vivenciando o processo de perda. Ou seja, de como esses profissionais constroem os espaços relacionais de dor e sofrimento quando da morte de um paciente. Quais as atitudes de Enfermeiros e Fisioterapeutas diante dos familiares que acabaram de perder um ente-querido.
*
Metodologicamente se pretende realizar uma revisão bibliográfica sobre os estudos que tratam da problemática da morte, priorizando os trabalhos que dão ênfase a uma análise que trata da morte como uma questão social e motivador dos comportamentos sociais, bem como, levantamento de dissertações e teses dedicadas aos estudos da morte na área da saúde, como também em jornais nacionais e locais. Tendo em mente que o que determina a metodologia é o objeto de estudo, ou seja, o método surge a partir da necessidade do objeto a ser trabalhado, a pesquisa de caráter exploratório recorrerá à técnica da entrevista com Enfermeiros, Fisioterapeutas e indivíduos que estejam vivenciando o processo da perda nos Hospitais Públicos da Cidade de João Pessoa-PB.
*
Nesse sentido, estamos estudando a realização de um Survey para um mapeamento dos hospitais e dos profissionais que serão abordados para o entendimento da questão principal e posteriormente a aplicação de entrevistas que será o instrumento principal da coleta de dados. O instrumento prioritário para a coleta dos dados será a entrevista por ser um instrumento metodológico adequado, que nos permitirá realizar um levantamento qualitativo dos dados.
*
Outro instrumento para coleta de dados será a observação, onde o pesquisador se permitirá a assistir às manifestações do fenômeno a ser estudado, e desse modo utilizando inúmeras formas de registro que vão desde a caderneta de campo e fichas, até o uso de gravadores, filmadoras, maquinas fotográficas. O que consequentemente enriquecerá na coleta das observações. O roteiro a ser elaborado para a realização das entrevistas será organizado quando de uma visita exploratória ao campo, com o objetivo de permitir uma melhor visualização do objeto a ser investigado. A análise consistirá de uma leitura qualitativa dos dados coletados a partir da codificação e tabulação das entrevistas e observações realizadas. Posteriormente esses dados serão cruzados com a literatura pertinente ao tema.
*
Notas
*
1 - Maria Sandra Rodrigues dos Santos é Pesquisadora do GREM e Professora de Metodologia do Estudo e de Monografia dos Cursos de Fisioterapia, Enfermagem e Fonoaudiologia do UNIPÊ.
*
2 - Participam ainda da pesquisa as alunas: Gabriela Martins C. Dantas e Mônica Dantas Lima (Fisioterapia – UNIPÊ), Rafaella Lima de Oliveira (Enfermagem – UNIPÊ), e Karla Fernandes de Albuquerque (Coordenadora do Curso de Enfermagem – UNIPÊ)

*
Bibliografia
*
ARIÈS, Philippe. Uma antiga concepção do além. In: Herman BRAET e Werner VERBEKE (eds.). A Morte na Idade Média. Tradução Heitor Megale, Yara Frateschi Vieira, Maria Clara Cescato, São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 1996.
*
______. O homem diante da morte. Tradução de Luiza Ribeiro, Rio de Janeiro: F. Alves. Vol. II, 1990.
*
______. O homem perante a morte. Tradução de Ana Rabaça, Portugal, Publicações Europa-América, Lda. Vol. I, 1977.
*
______. Sobre a história da morte no ocidente desde a idade média. Lisboa: Teorema, 1975.
*
BRANDÃO, Carlos Rodrigues. A festa dos mortos: uma breve visita. Boletim de antropologia, n. 2. São Paulo: IFCH-UNICAMP, 1987.
*
CARUSO, Igor. A Separação dos Amantes. Uma fenomenologia da morte. Trad. João Silvério Trevisan. São Paulo: Diadorim, Cortez, 1989.
*
COLOGNESE, Antonio Silva & MÊLO, José Luiz Bica de. A técnica de entrevista na pesquisa social. Cadernos de Sociologia. V. 9, Porto Alegre: 1998.
*
DaMATTA, Roberto. O que faz o Brasil ser Brasil?. 12ª edição, Rio de Janeiro: Rocco, 2001.
*
______. Individualidade e liminaridade: considerações sobre os ritos de passagem e a modernidade. Mana, v. 6, n. 1. Rio de Janeiro: 2000.
*
______. Morte - A morte nas sociedades relacionais: reflexões a partir do caso brasileiro. In: A Casa e a Rua. Rio de Janeiro: Rocco, 1997.
*
______. Espaço – Casa, rua e outro mundo: o caso do Brasil. In: A Casa e a Rua. Rio de Janeiro: Rocco, 1997a.
*
DANFORTH, Lorine M. TSIARES, Alexander. The death rituals of rural greece. New Jersey: Princepton. Univ. Presp, 1982.
*
DURKHEIM, Émile. As formas elementares da vida religiosa. São Paulo: Martins Fontes, 1996.
*
ELIAS, Norbert. A solidão dos moribundos, seguido de, Envelhecer e morrer. Tradução de Plínio Dentzien. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2001.
*
FRANÇA, Maria Cristina Caminha de Castilhos. Olhares sobre o viver, o morrer e o permanecer junto a idosas na cidade de Porto Alegre. Porto Alegre. 50f. Monografia (Curso de Ciências Sociais) – Instituto de Filosofia e de Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio Grande do Sul, 1999.
*
FREUD, Sigmund. Nossa Atitude para com a morte. Novos Estudos, n. 32, 1992.
*
______ .Luto e melancolia. Novos Estudos, n. 32, 1992.
*
KOURY, Mauro Guilherme Pinheiro. Ser Discreto. Um Estudo do Brasil Urbano Atual sob a Ótica do Luto. Relatório Final da Pesquisa Luto e Sociedade, apresentado ao DCS/UFPB. João Pessoa: GREM, 2001.
*
______ .Você fotografa os seus mortos? In: Imagem e Memória: ensaios em Antropologia visual. Mauro Guilherme Pinheiro Koury (org.). Rio de Janeiro: Garamond, 2001a.
*
______. A Morte Retratada. A fotografia Mortuária na cidade de João Pessoa: Paraíba, Brasil. Diverso. Revista de Antropologia Social y Cultural del Uruguay. Disponível em: http://www.educar.org/revistas/diverso, 2001b.
*
______. Luto e sociedade. Reflexões metodológicas sobre uma pesquisa. Revista do CCHLA. V. 7, n. 1, João Pessoa: CCHLA-UFPB, 2000.
*
______. A dor como objeto de pesquisa social. Ilha. Revista de Antropologia. V. 1, n. 0. Florianópolis: PPGAS-UFSC, 1999.
*
______. A formação do homem melancólico: luto e sociedade no Brasil. Cadernos de Ciências Sociais, n. 39. João Pessoa: MCS/UFPB, 1996.
*
______. Caixões infantis expostos – O problema dos sentimentos na leitura de uma fotografia. Cadernos de Textos, nº 31. João Pessoa: MCS-UFPB, 1994.
*
______. Luto, pobreza e representação da morte. In: Tereza Ximenes (org). Novos Paradigmas e Realidade Nacional. Belém: UFPA/NAEA, 1993.
*
______. Pobreza e luto: ensaio sobre cidadania e exclusão social. Cadernos de Textos, n. 28. João Pessoa: MCS-UFPB, 1993a.
*
LINS, Mísia. Morte, católicos e imaginário: o caso do Alto do Reservatório, Casa Amarela. Recife. 202f. Dissertação. (Mestrado em Antropologia) – Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal de Pernambuco, 1995.
*
MARANHÃO, José Luiz de Souza. O Que é Morte. Brasiliense: São Paulo, 1992.
*
MAUSS, Marcel. A alma, o nome e a pessoa (1929). In: Marcel Mauss: antropologia, organizador (da coletânea) Roberto Cardoso de Oliveira. São Paulo: Editora Ática, 1982. (Grandes cientistas sociais).
*
______. Efeito físico no indivíduo da idéia da morte sugerida pela coletividade. In: Marcel Mauss. Sociologia e Antropologia. Vol. 2. São Paulo: EPU/EDUSP, 1974.
*
MORIN, Edgar. O homem e a morte. Tradução de Cleone Augusto Rodrigues. Rio de Janeiro: Imago Ed., 1997.
*
SANTOS, Maria Sandra Rodrigues dos. O luto e a representação da morte na cidade de João Pessoa. João Pessoa. Monografia (Curso de Bacharelado em Ciências Sociais) – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes, Universidade Federal da Paraíba, 2000.
*
SIMMEL, George. A metafísica da morte. Trad Simone Carneiro Maldonado. Política & Trabalho, ano 14, n. 14, João Pessoa: PPGS-UFPB, 1998.
*
TAYLOR, S. J. & BOGDAN, R. Introducción a los métodos cualitativos de investigación: la búsqueda de significados. Barcelona: Paidós, 1992.
*
VOVELLE, Michel. A história dos homens no espelho da morte. In: Herman BRAET, e Werner VERBEKE (eds.). A Morte na Idade Média. Tradução Heitor Megale, Yara Frateschi Vieira, Maria Clara Cescato. Editora da Universidade de São Paulo: São Paulo, 1996.
*
*
*

*
**
***
**
*