Contador de Visitas

quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Pesquisa em Desenvolvimento no GREM

NOME DO PROJETO:

  • "Medos corriqueiros: a construção da semelhança e da dessemelhança entre os habitantes das cidades brasileiras na contemporaneidade".
Esta pesquisa faz parte da linha de pesquisa do GREM “Medos Urbanos, Violência, Ruínas e Construção das Cidades”, e tem por objetivo traçar um mapa dos medos no Brasil urbano atual. Foi dividida em dois momentos de análise:

O primeiro abarcou os anos de 1999 a 2007 e teve a cidade de João Pessoa, Paraíba, como lócus de análise.


O relatório final desta fase da pesquisa pode ser visto em forma de livro, intitulado:




  • KOURY, Mauro Guilherme Pinheiro. De que João Pessoa tem medo? Uma abordagem em Antropologia das Emoções (JP, Ed. Universitária/UFPB, 2008);


Os resultados desta primeira fase da pesquisa podem ser visto, também, em uma coletânea organizada pelo Prof. Mauro Koury com os subprojetos vinculados a pesquisa maior dos alunos estagiários e bolsistas do GREM, intitulada:


  • KOURY, Mauro Guilherme Pinheiro (Org.). Medos Corriqueiros e Sociabilidade (JP, Ed. Universitária/UFPB, 2005);



Além de inúmeros artigos publicados em revistas especializadas nacionais e estrangeiras. Podem ser visto, ainda, no livro:



  • KOURY, Mauro Guilherme Pinheiro, O Vínculo ritual: um estudo sobre sociabilidade entre jovens no urbano contemporâneo (JP, Editora Universitária/UFPB, 2006).



***



O segundo momento, foi iniciado no final de 2008 e incluiu as demais capitais dos estados brasileiros para análise. Os trabalhos desta segunda fase deverão prosseguir até 2012.

Neste momento, a segunda fase está iniciando o levantamento de dados em algumas capitais do Brasil, e revisando a bibliografia acadêmica e outras sobre o assunto.
Expressões, gestos, posturas, narrativas, imagens e sons serão privilegiados na construção deste painel de medos contemporâneos nas cidades brasileiras.
Esta pesquisa conta com o apoio, em forma de bolsas de pesquisa e extensão, do CNPq, da CAPES e do Probex-UFPB. Conta também com o apoio financeiro do Fundo de Pesquisa da Comunidade Européia.


***
Sugestões, narrativas, imagens, notícias, indicações bibliográficas e outras sobre medos e cotidiano serão bem vindos.