Contador de Visitas

sábado, 14 de fevereiro de 2009

Revista Rua, n. 14, traz artigo do Professor Mauro Koury

Acaba de sair um novo número da Revista Rua - (Número 14 - Junho 2008 - ISSN 1413-2109), - do Laboratório de Estudos Urbanos do Núcleo de Desenvolvimento e Criatividade da UNICAMP, no novo formato online.
*
Esse número 14 da Revista Rua, conta com seis artigos, um ensaio fotográfico e uma resenha.
*
A seção Estudos, reflete sobre questões relativas a processos de identificação muito próprios ao espaço urbano, com efeitos de políticas de gestão do espaço público e, finalmente, com a atualidade de um campo de saber: o da Ambiência Urbana.
Sentidos de pertencimento são trazidos delicadamente ao leitor, por meio de análises que se sustentam na antropologia e na Análise de Discurso:
*
A construção das representações identitárias: o brasileiro clandestino deportado” de Marcos Barbai toca na relação entre a imigração e a deportação como lugar possível ou impossível do sujeito identificar-se;
*
Futebol no Brasil: sentidos e formas de torcer” de Simone Hashiguti, ao refletir sobre a identificação social, mostra-nos como ela se constitui na prática da torcida em jogos de futebol;
*
Identidade e Pertença: Estilo de vida e disposições morais e estéticas em um grupo de jovensde Mauro Guilherme Pinheiro Koury analisa a articulação de grupos no que tange a dimensão social da emoção e processos de criação humana.
*
Efeitos de sentido de práticas urbanas e de gestões urbanas são também analisados:
*
Mídia e espaço público: excesso de sentidos” de Guilherme Carrozza trata de sentidos disponíveis no espaço público – seja pela presença ou pela ausência da publicidade como no caso de leis de proibição de outdoors;
*
Un futuro frente al río. Gestos de interpretación en el discurso de lo urbano” de María del Rosario Millán, mostra como a gestão pública e urbana, em um caso específico na Argentina, afeta a configuração física e simbólica da cidade legitimando sentidos já postos.
*
Finalmente, “A ambiência trilhando caminho: em direção a uma perspectiva internacional” de Jean-Paul Thibaud trata dos rumos do campo das ambiências arquiteturais e urbanas, mostrando que esse se consolida internacionalmente e as conseqüências desse cenário internacional.
*
A seção Ensaio Fotográfico: conta com o ensaio "Via Sacra" de Rosângela Morello
*
A Seção Resenha: conta com uma resenha do livro "Um campo de concentração francês. Os ciganos alsacianos-lorenos em Crest, 1915-1919", de Emmanuel Filhol.
*
Leiam. Excelente número!