Contador de Visitas

quinta-feira, 5 de novembro de 2009

Divulgando

II Seminário Imagens & Narrativas
*
10 nov 2009
Teatro Noel Rosa – UERJ

PROGRAMAÇÃO
9h – Abertura
INARRA convida NEXTimagem
Clarice Peixoto (INARRA - PPCIS/UERJ) e Marco Antonio Gonçalves (NEXTimagem – PPGSA/UFRJ).

10h Vídeos e debate com realizadores
Figuras oníricas, 35′, 2008, de Marco Antonio Gonçalves e Els Lagrou (NEXTimagem – PPGSA/UFRJ). O filme trata do escultor e xilogravurista de Juazeiro do Norte (CE), Nilo, e seu imaginário.
Ciclo dos Caixotes, 5′, 2009, de Angela Taddei, Cris Carvalho, Diana Dianovsky, Mariana Leal, Sandra Costa e Thiago Passos (PPCIS/UERJ). As desprezadas caixas de madeira, que movimentam o comércio de legumes e hortaliças, entram em cena para revelar dinâmicas sociais.
Cantinho da Terra, 7′, 2009, de Agustín Sampron, Aline Gama, Cecília Bastos, Camille Gonçalves e Victoria Tomaz (PPCIS/UERJ). Trata de um ponto de encontro e resgate da cultura portuguesa na Zona Norte do Rio de Janeiro.

11h Ensaios Fotográficos e conversa com os pesquisadores
Marés de Imagem, de Thiago Carminati (NEXTimagem – PPGSA/UFRJ).
Apertando um Baseado: retratos visuais de um ritual prosaico, de Andrew Müller Reed (Ciências Sociais/UERJ). O ensaio trata deste ritual corriqueiro bem conhecido dos usuários regulares de maconha.
Ir e Vir, de Bárbara Copque (INARRA - PPCIS/UERJ). Apresenta alguns percursos fotográficos, realizados por oitos meninos em situação de rua, participantes de uma oficina fotográfica.

13h Vídeos e debate com realizadores
Dr. Raiz – Etnovideoclip (Cariri/Lapa), 30′, 2009, de Marco Antonio Gonçalves (NEXTimagem/PPGSA/UFRJ).
Ilha Grande em outros tempos, 40′, 2009, de Clarice Peixoto, pesquisa Myrian S. dos Santos (PPCIS/UERJ). O vídeo evoca histórias marcadas pelo aprisionamento e pela violência que permanecem no imaginário coletivo de moradores da Ilha Grande.
Gisèle Omindarewa, 71′, 2009, de Clarice Peixoto (INARRA, CTE/SR3-UERJ, DaTerra Produtos Culturais). Documentário sobre a vida de uma mãe de santo francesa e o cotidiano do seu terreiro em Santa Cruz da Serra, RJ.

16h30 – Os dois lados da câmera
Conversa com Gisèle Omindarewa, Peter Fry (PPGSA/UFRJ) e Clarice Peixoto (INARRA - PPCIS/UERJ).

Coordenação Geral: Clarice Ehlers Peixoto
Coordenadores: Aline Gama de Almeida e Andrew Müller Reed
Apoio à montagem: Tassia Raquel Gusmão
Apoio: Divisão de Teatros da UERJ / DECULT, SR-3
Realização: INARRA (Imagens, Narrativas, e Práticas Culturais CNPq-UERJ)