Contador de Visitas

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Sociologia das Emoções – comentário sobre o artigo « L’expression des émotions et la société » de Maurice Halbwachs (1947)

Este texto póstumo de Maurice Halbwachs, intitulado "L'expression des émotions et la société" publicado no número de 1947 da revista Échanges Sociologiques, do Centre de documentation universitaire de Paris, França, apresenta um interesse triplo ao leitor que busca uma compreensão genética da relação emoções e sociedade. O primeiro interesse se refere à linhagem durkheimiana de Halbwachs: ao descobrir a obrigação social do sentir e a influencia dos grupos sociais, Maurice Halbwachs se torna, ao lado de Marcel Mauss, no mais digno sucessor de Durkheim e, também, em sutil e refinado leitor de Georg Simmel e Max Weber.

O segundo interesse diz respeito ao processo de transmissão das emoções na sociedade: quando o autor trata da problemática da transferência das emoções, reencontra os problemas da memória coletiva, referência central de sua obra, e aborda a questão das emoções em uma temporalidade que afeta a existência individual e coletiva em uma sociedade, e busca compreender como se dá o processo de transmissão das emoções dentro do campo intergeracional.

Ao insistir, por fim, sobre a questão da formalidade e a eficácia das práticas rituais para compreender “a expressão das emoções”, Halbwachs indica o terceiro interesse deste seu artigo à análise da relação emoção e sociedade, que são os caminhos de uma possível superação das oposições clássicas entre expressão e representação, ou entre ritos e emoções.

Enfim, um estudo clássico que não pode passar em branco aos leitores e pesquisadores próximos ou militantes na área temática da antropologia e da sociologia das emoções.

Este estudo está sendo traduzido para ser publicado no próximo número (v. 8, n. 22) da RBSE – Revista Brasileira de Sociologia da Emoção (ISSN 1676-8965), que deverá ser lançada digitalmente no final do mês de abril de 2009. Não perca.

A RBSE pode ser encontrada no site: http://www.cchla.ufpb.br/rbse/Index.html