Contador de Visitas

domingo, 25 de novembro de 2012

Formandos 2012.1 CCHLA-UFPB - Cursos de Ciências Sociais, Serviço Social e Letras



Um antigo aluno, que se encontrava na plateia, gravou esta conversa na colação de grau em que fui paraninfo geral das turmas de Ciências Sociais, Serviço Social e Letras, neste 2012.1, em 16/11/2012. Passou a conversa para o computador e me enviou como uma oferenda. Agradeço!
Repasso a conversa agora para o Blog do GREM como mais uma homenagem aos formandos e o registro de uma bela noite de colação de grau na UFPB.

Prof. Mauro Guilherme Pinheiro Koury


Conversa como Paraninfo Geral de Colação de Grau 2012.1 dos Cursos de Ciências Sociais, Serviço Social e Letras do CCHLA/UFPB, em 16 de novembro de 2012.

Boa noite!
Antes de qualquer coisa gostaria de cumprimentar a Profa. Dra. Mônica Nóbrega, vice-diretora do CCHLA e que aqui representa a Magnífica Reitora da UFPB e o Diretor do CCHLA, Profa. Dra. Margareth Diniz e Prof. Dr. Ariosvaldo da Silva Diniz; e, por extensão, todos os demais membros da Mesa.
Cumprimento, também, os pais, os familiares e os amigos dos formandos 2012.1 aqui presentes; e, de forma especial e carinhosa, as turmas 2012.1 dos cursos de Ciências Sociais, Serviço Social e Letras, que hoje colam grau de bacharéis e licenciados.
Estou muito honrado em ser o Paraninfo Geral destes três cursos, e agradeço muito a indicação e o convite para tal.
Sou docente há mais de 30 anos desta Universidade, lotado no Departamento de Ciências Sociais [DCS] do CCHLA. Como tal, vivenciei e vivencio o crescimento e o amadurecimento do ensino graduado e pós-graduado, da pesquisa e da extensão desta universidade e, principalmente, do nosso CCHLA; e, de modo mais próximo e afetivo, junto ao DCS: de onde fui um dos fundadores do antigo Mestrado em Ciências Sociais, no final da década de 1970; e da sua passagem para Programa de Pós-Graduação em Sociologia – Mestrado e Doutorado.
Como militante orgânico do PPGS, junto com outros colegas, lutei pela fundação e posterior criação, em 1994, do Curso de Graduação em Ciências Sociais; e, em 2010, da criação do Programa de Pós-Graduação em Antropologia [PPGA].
*
Esse pequeno histórico tem a ver com o hoje, isto é, com a graduação em Ciências Sociais  bacharelado e Licenciatura. A graduação em Ciências Sociais surge 16 anos após a criação da pós-graduação – mestrado – em Ciências Sociais, e concomitante a passagem do curso de mestrado para PPGS.
Com a criação do curso de graduação em Ciências Sociais a pós-graduação ganhou o seu sentido mais concreto: a formação graduada de nossos futuros alunos pós-graduandos. A graduação tornou-se a menina-dos-olhos dos que então faziam a docência na pós: eu lembro que nós brigávamos para dar aula na graduação, pois era lá que estava o celeiro futuro e o sentido da pós-graduação que fazíamos e queríamos.
É por isso que o papel de Paraninfo Geral que agora assumo me faz feliz: por uma nova turma de cientistas sociais que termina a sua graduação e inicia uma nova fase na sua vida acadêmica e profissional.
Felicidade extensiva aos dois outros cursos: de Serviço Social e de Letras, de quem acompanho como professor de sociologia e antropologia do DCS do CCHLA.
*
Para finalizar, gostaria de parabenizar os formandos dos três cursos por esta etapa vencida no processo de formação profissional, e lembrar a necessidade de dar continuação aos seus estudos, agora pós-graduados, nos níveis de mestrado e doutorado, como etapas necessárias à formação profissional: quer, no futuro próximo, como docentes universitários; quer como docentes do primeiro e segundo graus; quer na parte mais técnica de cada profissão.
Quero lembrar, também, que o aprendizado não acaba com o final da graduação ou da pós-graduação: ela é continuada; ela é diária; ela é cotidiana; ela continua na e pela vida inteira.
*
Mas, agora, é hora de festa: comemoração de um término e inicio de outros, para os formandos 2012.1 de Ciências Sociais, Serviço Social e Letras!
Assim, termino com um grande voto de PARABÉNS aos formandos por essa vitória!
Boa noite e obrigado.