Contador de Visitas

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Conexão Ciência TV UFPB - Entrevista com o Prof. Mauro Koury sobre a pesquisa Luto e Sociedade do GREM em 26/07/2005



Programa Conexão Ciência UFPB

Assunto: Sociologia da Emoção: O Brasil urbano sob a ótica do luto
Exibição: 26/07/2005





ENTREVISTADO: Prof. Mauro Guilherme Pinheiro Koury, coordenador do GREM - Grupo de Pesquisa em Antropologia e Sociologia das Emoções e professor do departamento de Ciências Sociais da UFPB (DCS/CCHLA/UFPB).


TEMA: O luto possui uma representação imaginária muito forte e significativa no Brasil. A cultura contemporânea ainda considera a morte como perda, dor e sofrimento, sendo que nos últimos anos, mudanças vêm ocorrendo no comportamento social e individual, quanto ao luto. Antes, esta expressão era coletiva, através do uso do preto. Com o passar dos anos, o luto vem se tornando individualizado, sendo vivenciado em forma de silêncio.Estudar o luto é uma contribuição da sociologia nos estudos sobre o cotidiano e sua relação com as representações emocionais da sociedade.



Congressos 2009 e Programa Professor Visitante na Temple University

ESA2009: 9ª Conferência Anual da Associação Sociológica Europeia

A Conferência Anual da ESA decorre este ano em Lisboa, entre os dias 2 e 5 de Setembr de 2009 com o tema “European Society or European Societies?”
As primeiras informações sobre o Congresso, formas de registro de propostas, acomodações e atividades sociais podem ser acompanhadas no site http://www.esa9thconference.com/ .

*

33º Encontro Anual da ANPOCS - 2009

33º Encontro Anual da ANPOCS acontecerá entre os dias 26 a 30 de outubro de 2009 no Hotel Glória - Caxambu - MG.
Já está disponível o edital para as inscrições de propostas de trabalho para Grupos de Trabalho e propostas para a realização de Mesas Redondas.
Maiores informações no site: http://www.anpocs.org.br/
*


VIII Reunión de Antropología del Mercosur (RAM)

Data: 29 de setembro a 2 de outubro de 2009Local: Buenos Aires, Argentina.
Inscrição dos resumos para GT: até 30 de março de 2009.
*


VI Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia

Data: 9 a 11 de Setembro de 2009.
Local: Lisboa, Portugal
Envio de Trabalhos: até 6 de Fevereiro de 2009
*


II Reunião Equatorial de Antropologia (REA)
XI Reunião de Antropólogos Norte e Nordeste

Data: 19 a 22 de Agosto de 2009.
Local: UFRN - Natal
Envio de Propostas de GTs, Mesas e Fóruns: até dia 12 de Janeiro de 2009.
*
Living Cultures Conference 2009

Living Cultures - Contemporary Ethnographies of Culture
Data: 30-31 de março de 2009 (envio de papers até o final de fevereiro de 2009)
Localização: The University of Leeds, UK
*
SCHOLAR-IN-RESIDENCE PROGRAM


A Temple University, Philadelphia/PA está oferecendo oportunidade para professores visitantes brasileiros para ministrar aulas, realizar pesquisas e desenvolver atividades de orientação técnica e científica em 2009/2010 na área de Sociology/Women´s Studies. Inscrições até 31 de março de 2009.

* * *

Introduções à Sociologia das Emoções

TURNER, Jonathan H & STEPS, Jan E. (2005). The Sociology of Emotions. Cambridge, Cambridge University Press.
Nesta introdução Turner e Steps buscam passar em revista as contribuições mais importantes para a área que trabalha com a relação emoções e sociedade nos Estados Unidos. Desde as teorias dramatúrgicas e culturais, passando pelo interacionismo simbólico até as teorias estruturais, e pela vinculação e conversas da sociologia com a psicanálise e com a antropologia, este livro permite ao leitor, através de uma leitura convidativa e competente, adentrar e se iniciar nos debates e aprofundamentos acontecidos na área da Sociologia das Emoções americana contemporânea. Leitura essencial para pesquisadores e estudantes interessados na relação emoções e sociedade.
KOURY, Mauro Guilherme Pinheiro (2004). Introdução à Sociologia da Emoção. João Pessoa, Editora Manufatura.
Neste livro Koury procura passar em revista a Sociologia das Emoções no interior da disciplina Sociologia. Faz um balanço dos clássicos, Durkheim, Weber, Marx, Simmel, Tarde, entre outros para discutir a categoria emoções no interior de suas obras. Faz a seguir um balanço do processo de estruturação, consolidação e estado das artes na sociologia das emoções contemporânea e, por fim, faz um estado de artes da sociologia das emoções no Brasil. É um estudo útil para estudantes e professores que trabalham com a categoria emoções em suas pesquisas.