Contador de Visitas

sábado, 8 de dezembro de 2012

Chamada de Trabalhos – Call for Papers GT26 - Sociologia do corpo e as emoções - XXIX Congresso da ALAS – Associação Latino Americana de Sociologia



XXIX CONGRESO ALAS
CRISIS Y EMERGENCIAS SOCIALES EN AMÉRICA LATINA
SANTIAGO DE CHILE 2013
30 DE SEPTIEMBRE AL 4 DE OCTUBRE

GT 26: Sociologia do corpo e as emoções
Cordenadores GT: María Emilia Tijoux - Chile (coordinadora principal),
Adrián Scribano - Argentina,
Mauro Guilherme Pinheiro Koury - Brasil,
Roberto Merino - Chile.

O GREM – Grupo de Pesquisa em Antropologia e Sociologia das Emoções tem o prazer de informar que as inscrições para apresentações de trabalho no GT-26 Sociologia dos Corpos e as Emoções já se encontram abertas no site da ALAS www.congresoalaschile.cl indo até o dia 28 de fevereiro de 2013.

As inscrições e os resumos devem ser feitas/enviados unicamente para o site da ALAS no endereço acima.

Os resumos deverão conter no máximo 600 palavras. Para se inscrever os pesquisadores devem preencher o formulário com todos os dados solicitados no item Inscrição na página da ALAS. Depois disso, devem selecionar o Grupo de Trabalho 26 [GT26] Sociologia do corpo e as emoções e fazer o upload do arquivo com um resumo de até 600 palavras máximas.

O prazo máximo para envio de resumos é o dia 28 de fevereiro de 2013. As inscrições serão feitas unicamente na página do congresso: www.congresoalaschile.cl.
Objetivos do GT 26
Um dos objetivos do Grupo de Trabalho é o de possibilitar a discussão acadêmica sobre o sentido político e de controle das formas sociais de entender, apresentar e expressar as emoções e os corpos na América Latina, assim como seu alcance na configuração das experiências pessoais e sociais. Em consonância com o anteriormente dito, o GT 26 tem o propósito de reunir pesquisadores em redor de temáticas transversais sobre corpo, emoções, sofrimento social. Disciplina dos corpos e das emoções, além dos estudos sobre a tortura na sociedade contemporânea, sobre as respostas corporais e emocionais em relação aos medos, à perda, à exclusão, à solidão, assim como aos estudos e pesquisas relacionados com os processos de humilhação individual, social e política, além das temáticas que lidam com as problemáticas da felicidade, do amor e do desfrute, em uma visão inter e multidisciplinar.
Desde o início dos anos de 1990 a discussão sobre as emoções e o corpo nas ciências sociais emergiu na academia brasileira e latino-americana, com a formação de grupos de pesquisa institucionais e uma revista específica para se pensar a nova temática, iniciando sua jornada de institucionalização e consolidação. No ano de 2007, no marco das atividades do XXVI Congresso da Associação Latino-americana de Sociologia que aconteceu entre os dias 13 a 18 de agosto na cidade de Guadalajara, México, houve a primeira reunião deste GT junto a ALAS. Desde então, ampliou-se o espaço de institucionalização sobre a temática, que teve início nos anos noventa nas ciências sociais e, especificamente, na Sociologia Latino-americana. Este esforço de ampliação e consolidação foi contemplado com algumas publicações e encontros, como também pela execução de atividades de graduação e pós-graduação que têm fortalecido a ideia de uma Rede Latino-americana de Estudos Sociais sobre as Emoções e os Corpos. Nos anos de 2009 e 2011 este GT reuniu-se outra vez, redobrando os esforços de ampliação e consolidação dos estudos sobre emoções e corpos, nos contextos dos XXVII e XXVIII Congressos ALAS. Em 2013, o GT retorna no XXIX Congresso ALAS, a se realizar na cidade de Santiago, Chile, entre os dias 30 de setembro e 04 de outubro. A temática principal da XXIX ALAS: As crises e as emergências sociais na América Latina aprofundam e revelam os caminhos almejados pelo GT 26 Sociologia dos Corpos e das Emoções, nele inserido.
Linhas temáticas
·         Emoções e sensibilidades na América Latina
·         Corpos, Emoções e arte.
·         Processos de humilhação e lutas por reconhecimento: Racismo, estrangeirismos e migrações.
·         Corpos, emoções e violências.
·         Emoções, corpo, normatização e disciplinamento.
·         Medos, Vergonha, Felicidade, Amor.
·         Corpos e emoções: irreverências e insubmissões
·         Emoções, corpo, morte e morrer.