Contador de Visitas

quinta-feira, 5 de fevereiro de 2009

Banco de Dados: DVD – ARQVIOL – Arquitetura da Violência (RJ, GPAV/DA/UFF, Nov. 2008)

A pesquisa “Arquitetura da Violência”, desenvolvida no interior do grupo de pesquisa com o mesmo nome do Departamento de Arquitetura da Universidade Federal Fluminense desde o ano 2000, sob a coordenação da Profa. Dra. Sonia Maria Taddei Ferraz, tem investigado sobre como a violência, real ou abstrata, tem desenhado um novo padrão funcional e formal de arquitetura no Brasil e, consequentemente, nas cidades brasileiras e, em particular, nos bairros residenciais das elites das suas duas maiores metrópoles: São Paulo e Rio de Janeiro. Discute o conceito de que viver em liberdade é viver com segurança e o consequente empobrecimento das relações sociais e políticas nos espaços públicos das cidades brasileiras contemporâneas com a consolidação e expansão deste conceito no imaginário social brasileiro que tem refletido, cada vez mais, na sua arquitetura e nas formas de morar e de viver urbanos.

Atualmente o Grupo de pesquisa “Arquitetura da Violência” disponibiliza ao publico um DVD intitulado “ARQVIOL – Arquitetura da Violência” (Rio de Janeiro, GPAV/DA/UFF, novembro de 2008) reunindo a maior parte da produção da pesquisa “Arquitetura da Violência”. O seu objetivo é disponibilizar e divulgar uma extração significativa e representativa das informações obtidas e trabalhadas pelo grupo e que poderão ser complementadas através do site http://www.uff.br/arqviol ou diretamente em contato com o grupo, através do e-mail arqviol@vm.uff.br .


O DVD está apresentado em três grandes linhas:

  • Morar nas metrópoles;
  • Medo como Mercadoria; e
  • Morar com Medo.


Em cada uma destas linhas se agrupam a galeria de fotos e a versão textual integral dos relatórios e trabalhos da pesquisa até agora realizados pelo grupo, e um glossário. Disponibiliza, ainda, acervos de imagens, sugestões bibliográficas e clippings jornalísticos para pesquisadores que se interessam pela temática. Um trabalho de grande valia para quem estuda as questões urbanas no Brasil contemporâneo. Parabéns ao Grupo de Pesquisa Arquitetura da Violência da UFF.