Contador de Visitas

domingo, 3 de março de 2013

MIRIAM LIFCHITZ MOREIRA LEITE - UMA HOMENAGEM!




Miriam Lifchitz Moreira Leite faleceu em 16 de fevereiro de 2013, aos 87 anos de idade na cidade de São Paulo, SP, onde residia. A pesquisa em imagem e, especificamente, da imagem fotográfica, no Brasil perde uma de suas grandes pesquisadoras. D. Miriam possuía graduação em Ciências Sociais (1947), e em Historia Econômica pela Universidade de São Paulo (1983). Fez o seu pós-doutorado pela Eastman Foundation, EUA (1990). Recebeu o Prêmio Jabuti de melhor publicação em Ciências Humanas em 1993, com o livro Retratos de Família. (São Paulo: EDUSP, 1993), um dos marcos da pesquisa em fotografia histórica no Brasil. Era professora aposentada em História Social na USP e, até o seu falecimento, atuou como professora-doutora e assessora em fotografia histórica no Laboratório de Imagem e Som em Antropologia da USP.
Sua reflexão sobre a questão das imagens, principalmente das imagens fixas, fotografia e da memória pode ser considerada um marco nas novas redefinições por que passou e passam as Ciências Sociais e Humanas no Brasil Contemporâneo: seus estudos e pesquisas em fotografia histórica, em memória, em gênero e anarquismo influenciaram muitos pesquisadores nas diversas disciplinas das chamadas humanidades, principalmente nas áreas de História, Antropologia, Sociologia e Psicologia Social.  Sua reflexão tinha/tem a capacidade de provocar outras reflexões e novos olhares, sempre inquietos no retraçar movimentos e caminhos teóricos e metodológicos originais, e no seu projeto formador de novos profissionais: sempre realçando uma ciência solidária e, simultaneamente, plena de angústia por novos caminhos de pesquisa e na ampliação das fronteiras à compreensão das diversas formas de sociabilidades presentes em um social e em um cultural dado.
O GREI - Grupo Interdisciplinar de Estudos em Imagem e o GREM – Grupo de Pesquisa em Antropologia e Sociologia das Emoções do Programa de Pós-Graduação em Antropologia da Universidade Federal da Paraíba, homenageia a figura humana e a grande pesquisadora Miriam Lifchitz Moreira Leite, pesquisadora e amiga, com grandes afinidades e cooperação com o movimento de consolidação dos dois grupos, com participação ativa em publicações na RBSE – Revista Brasileira de Sociologia da Emoção, editada pelo GREM, e em coletâneas sobre fotografia, antropologia visual e memória, coordenadas pelo GREI, bem como, sempre na linha de frente, junto, no processo de consolidação da área de imagem e das emoções nas Ciências Sociais e Históricas no Brasil, desde o seu novo desenvolvimento a partir dos anos de 1990.