Contador de Visitas

domingo, 26 de setembro de 2010

Amanhã terá início o II Festival do Filme Etnográfico do Recife

Diário de Pernambuco.com.br em 26/09/2010 | 10h06m

Festival Etnográfico do Recife homenageia o cineasta Fernando Spencer
A segunda edição do Festival do Filme Etnográfico do Recife homenageará o cineasta Fernando Spencer, por sua contribuição para a cinematografia nacional. O evento começará nesta segunda-feira, às 19h, na Fundação Joaquim Nabuco (Fundaj). A mostra competitiva tem 17 filmes de vários estados do Brasil e do exterior. Nestas terça e quarta-feira, o Centro de Filosofia e Ciências Humanas (CFCH) da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) abrigará cinco Mostras Paralelas do festival. Uma centena de filmes será exibida nestes dias.


O festival ainda exibirá filmes na Mostra Outros Olhares, na próxima quinta-feira, das 14h às 17h30, na Fundaj. As obras foram selecionadas entre o Festival do Filme Etnográfico do Quebec (FIFEQ), de Montreal; Contro Sguardi Cineforum do Cinema Antropológico da Universidade de Perugia (Italia); e o Centro de Antropologia Visual do Goldsmiths University of London.

O júri da Mostra Competitiva este ano está composto pela cineasta Kátia Mesel, da Arrecifes Produções; Paride Bolettin, da Universidade de Perúgia e idealizador do Cine Forum contro Sguardi; e do professor Mauro Guilherme Pinheiro Koury, da Universidade Federal da Paraíba, fundador da Revista Sociologia das Emoções.

Na próxima quinta-feira, o evento realizará o Fórum de Debates sobre o Filme Etnográfico, contando como palestrantes os membros do júri da Mostra Competitiva e professores do Laboratório de Antropologia Visual da UFPE (coordenado pelo professor Renato Athias) e do Grupo de Pesquisa Comunicação e Cultura (coordenado pelo professor Paulo Cunha). Após esse evento, será exibido o filme Barravento, de Glauber Rocha, um dos homenageados desta edição do Festival do Filme Etnográfico do Recife.

Da redação do DIARIODEPERNAMBUCO.COM.BR em 26 de setembro de 2010