Contador de Visitas

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Pesquisa Concluída: "Parque Solon de Lucena: Espaço público, potencial de urbanidade e desenvolvimento da cidade".


A pesquisa "Parque Solon de Lucena: Espaço público, potencial de urbanidade e desenvolvimento da cidade", teve início: março de 2005 - Término: dezembro de 2006.
Esta pesquisa foi um sub-projeto de extensão de um trabalho de pesquisa maior intitulado 'Medos Corriqueiros", En desenvolvimento no GREM, sob a coordenação do Prof. Mauro Koury.
Sua realização se fez necessária como forma de abrir um vínculo com o PROBEX - Programa de Bolsas de Extensão da UFPB - Universidade Federal da Paraíba, e possibilitar uma discussão dos dados da pesquisa maior com o processo de urbanização da cidade de João Pessoa e, no caso, particularmente, o Parque Solon de Lucena, discutindo sua importância para a cidade e para os seus habitantes.
Esta pesquisa teve uma monografia de graduação em ciências sociais defendida no seu interior. O resumo desta monografia pode ser lido na relação dos trabalhos defendidos no interior do GREM.
Alguns artigos publicados:

Resumo: Este artigo objetiva elaborar uma narrativa das formas de ocupação e usos de um espaço urbano da cidade de João Pessoa, de grande visibilidade local, o Parque Sólon de Lucena, mais conhecido como a Lagoa. Parte de um levantamento do humano e da paisagem local e procura elaborar um roteiro narrativo que abarque desde os diversos tipos que ali trafegam, como ocupam o lugar, os problemas e formas de os enfrentar que apontam, até os desenhos de sociabilidades e da memória visual, espacial, temporal e afetiva que possuem do espaço.

  • SILVA, Patrick Cézar. "O Parque Solon de Lucena na Visão de seus Usuários e Frequentadores". In, Mauro Guilherme Pinheiro Koury, (Organizador). Medos Corriqueiros e Sociabilidade. João Pessoa, Editora Universitária / GREM, 2005, pp. 77 a 84.


Resumo: Este ensaio discute as formas de sociabilidade e o uso do espaço na visão dos seus usuários e frequentadores, a partir de um survey realizado pelo GREM no Parque em 2005.

KOURY, Mauro Guilherme Pinheiro. "Um passeio através do Parque Sólon de Lucena. Uma narrativa sobre a emoção pertencer e uso do espaço público". Os Urbanitas - Revista de Antropologia Urbana, Ano 2, vol.2, n.1, 2005. http://www.aguaforte.com/osurbanitas2/Koury.html

Resumo: Para quase todos os informantes com quem conversei durante as várias caminhadas em vários dias da semana e diversos horários durante a minha estada em campo, bem como para o imaginário da cidade, da mídia e das agências de turismo local, o Parque Sólon de Lucena é visto como um grande cartão postal da cidade. Este ensaio busca, deste modo, compreender o conceito e os sentidos de pertença vivenciados pela população de João Pessoa que freqüenta o local, através da narrativa dos informantes sobre o Parque.

Pesquisa "Luto e Sociedade no Brasil Contemporâneo".

Esta pesquisa deu origem a linha de pesquisa "Rituais da Morte, Luto e Sociedade" do GREM. Foi coordenada pelo Prof. Mauro Koury, iniciada em 1994 e concluída em 2001. Teve por objetivo central a compreensão das atitudes contemporâneas em relação ao fenômeno do luto no Brasil urbano. Trabalhou com as vinte e sete capitais brasileiras. O ritual da dor foi o ponto crucial de reflexão.
da relação entre luto e sociabilidade urbana no Brasil do final do século XX e início do século XXI. Estudou as mudanças comportamentais, sociais, culturais e psicológicas ocorridas no homem comum urbano brasileiro nas últimas três décadas do século XX.
Buscou, nela, compreender o significado social do luto e o processo de individuação de quem sofre uma perda. Partiu-se da hipótese de que a morte e sua relação com o mundo dos vivos no Brasil parece ter sido capturada por códigos outros que não os de uma sociedade relacional, estudada por Roberto DaMatta no início dos anos oitenta.

O distanciamento em relação ao morto e aos que o perdem parece ser a característica principal da nova sensibilidade que começa a se formar, tornando-se cada vez mais nítida, na sociedade brasileira urbana dos últimos dez anos. A manifestação pública da dor individual parece ter-se tornado mais e mais estranha ao cotidiano do homem comum, embora este conviva ainda com a indignação por esse estranhamento.

Como objetivos específicos, necessários para o alcance do objetivo central, teve-se, entre outros:

  • o entendimento de como foi internalizado enquanto processo simbólico o significado social da dor no imaginário brasileiro;
  • por quais mudanças tem passado o fenômeno da dor do luto até os dias atuais, e que reações tem enfrentado junto aos homens comuns.

Interessou a este projeto verificar o lado público da dor de quem fica no momento seguinte imediato à constatação da morte. Buscou, também, compreender as expressões de dor, de desespero, de desamparo, ao lado da reunião social onde parentes e amigos presentes bebem, comem e conversam o morto.

O entendimento desse ritual solitário da dor e do ritual social da despedida entrecruzado em gestos, expressões e atitudes, em constante movimento de mudança e permanência é a base de inquietação desta pesquisa.

Relatório Final da Pesquisa "Luto e Sociedade no Brasil:

  • KOURY, Mauro Guilherme Pinheiro. Ser Discreto: Um Estudo do Brasil urbano sob a ótica do luto. João Pessoa, GREM/UFPB, 2001
Livros publicados relacionados à pesquisa:
  • KOURY, Mauro Guilherme Pinheiro. Amor e Dor: Ensaios em Antropologia Simbólica Recife, Edições Bagaço, 2005

Resumo: Este livro busca compreender como vem se dando a construção recente dos laços afetivos na sociedade brasileira urbana atual, a partir dos momentos de crise pessoal e societal ocasionados pela perda de membros de uma comunidade de afeto ou de uma comunidade moral. Visa resgatar a relação entre imagem fotográfica e o trabalho de luto no Brasil urbano contemporâneo.


  • KOURY, Mauro Guilherme Pinheiro. Sociologia da Emoção. O Brasil urbano sob a ótica do luto Petrópolis, Vozes, 2003.
  • Resumo: Este livro é baseado em uma ampla pesquisa em vinte e sete capitais dos estados brasileiros, sobre as representações e o imaginário urbano da classe média, das mudanças e permanências nos hábitos, costumes e rituais do luto no Brasil dos anos finais do século XX e início do século XXI. Neste livro se discute como é visto e sentido o fenômeno do luto, através da criação de interseções entre o imaginário individual e social, e as mudanças comportamentais e sociais no trato da morte e do morrer no Brasil contemporâneo.

  • KOURY, Mauro Guilherme Pinheiro. Uma Fotografia Desbotada: Atitudes e Rituais do luto e o objeto fotográfico. João Pessoa, Manufatura / GREM, 2002.

Resumo: Este livro busca compreender as atitudes e os rituais da dor do luto a partir de um depoimento colhido pelo autor em uma de suas estadas recentes a campo. Tem como limite de análise este único caso escolhido por sua singularidade em relação aos demais depoimentos sobre processos de perda e vivências de luto recolhidos pelos autor neste ano de 1997. A singularidade que motivou a escolha dessa entrevista prende-se ao fato de toda a ritualização do processo de luto e compreensão e introjeção do objeto perdido ter-se realizado em torno de um outro objeto: uma fotografia.



  • KOURY, Mauro Guilherme Pinheiro, LIMA, Jacob Carlos e RIFIÓTIS, Theophilos, Organizadores. Cultura & Subjetividade, João Pessoa, Editora Universitária, 1996.

Resumo: A subjetividade, os traços de interiorização formadores do indivíduo social são o tecido que une os textos reunidos nesta coletânea. Em sua polifonia temática, refletem interrelações entre os indivíduos e a cultura e sociedade. Buscam compreender através do processo de construção da pessoa, as formas que são inventadas, criadas, de recuperação a todo instante do exercício de sociabilidade. Autores presentes nesta coletânea: Paulo Henrique Martins (UFPE), Mauro Guilherme Pinheiro Koury (UFPB), Celeste Cordeiro (UECE), Alda Brito Motta (UFBA), Françoise Dominique Valéry (UFRN), Glória Diógen es (UFCE), Jovanka Baracuhy Cavalcanti (UFPB), Edward MacRae (UFBA), Carlos Caroso e Núbia Rodrigues (UFBA), Roberto Motta (UFPE), Roberta Bivar Carneiro Campos (UFPE) e Tamara Tania Cohen Egler (UFRJ).


No interior desta pesquisa foram defendidas 02 dissertações, uma monografia de especialização e quatro monografias de graduação em Ciências Sociais. Os resumos destes trabalhos podem ser vistos neste blog na relação de trabalhos orientados no interior do GREM.

Esta pesquisa teve o apoio do CNPq e da CAPES como bolsas de mestrado e iniciação científica e do Probex-UFPB, em forma de bolsas de extensão.