Contador de Visitas

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Chamada de Trabalhos - Call for Papers: GT03 - Sociologia e Antropologia das Emoções / XV CISO e PreAlas Brasil

1a Chamada de Trabalhos / Call for Papers


XV CISO – Encontro Norte e Nordeste de Ciências Sociais e Pré-Alas Brasil
04 a 07 de setembro de 2012 em Teresina – Piauí – Brasil.

GT 3: Sociologia e antropologia das emoções

Coordenadores:
Profº. Drº. Mauro Guilherme Pinheiro Koury - GREM /PPGA/UFPB
Profª. Drª. Marieze Rosa Torre – UFBA/CRH

Ementa: Esta proposta de GT em Sociologia e Antropologia das Emoções procura, assim, abrir um espaço de discussão coletiva para o intercâmbio de pesquisas, idéias e experiências sobre o lugar das emoções na construção de sensibilidades e sociabilidades no processo de formação de toda a região e do Brasil como um todo. Um dos objetivos deste GT, deste modo, é possibilitar a discussão acadêmica sobre o significado das emoções, considerando sua figuração no espaço sociocultural e a diversidade de formas sociais que as suas representação e expressões assumem, assim como o seu alcance na configuração das experiências pessoais e sociais. Outro objetivo é o de facilitar a construção de um grupo de trabalho multidisciplinar e pluralista que se comprometa na coordenação de esforços para destacar a importância da Sociologia e da Antropologia das Emoções em nossos contextos locais: comunicações que utilizem uma análise mais teórica sobre a relação entre emoções e sociedade, ou a análise comparativa ou, ainda, procurem compreender a relação entre o local-global, macro-micro serão bem-vindas. Em consonância com o que vimos dizendo até então, o GT de Sociologia e Antropologia das Emoções tem o propósito de reunir pesquisadores em torno de temas transversais em relação às emoções, tanto quanto em relação a temáticas relacionadas ao sofrimento social, a disciplina dos corpos, aos estudos sobre a tortura na sociedade contemporânea, a questões relacionadas à memória social, e ao estudo de emoções específicas como a solidão, a exclusão, aos sentimentos de perda e medos, assim como, também, são de interesse os estudos relacionados com a humilhação individual ou coletiva (cultural, social ou política), a vergonha, o ódio, os processos de angústia e depressão, entre outros; tanto quanto os estudos que indaguem sobre a felicidade, o amor e o prazer em uma visão interdisciplinar que se conecta à sociologia, à antropologia e à outras ciências sociais.

Período para INSCRIÇÃO DE RESUMOS no GT: 17/01/2012 a 16/03/2012
Podem se inscrever: Docentes, Pesquisadores, Estudantes de pós-graduação – mestrado e doutorado e Estudantes de graduação com iniciação cientifica.

Inscrição de trabalhos nos GTs (17/01/2012 a 16/03/2012):
Neste momento, o(a) pesquisador(a) interessado(a) em participar em um dos GTs propostos, apresentados na primeira fase, deverá preencher formulário geral de inscrição no Encontro encontrado no site oficial do CISO www.ciso2012.sinteseeventos.com.br e, depois, encaminhar sua colaboração científica, com TÍTULO DO TRABALHO, NOME, INSTITUIÇÃO, E-MAIL E RESUMO (de até 900 caracteres com espaço), com cópia para os coordenadores do GT: Mauro Koury maurokoury@gmail.com e Marieze Torres torresmarieze@hotmail.com .
a. Em caso de aprovação da proposta, o(a) pesquisador(a) compromete-se a encaminhar para o CISOPRÉ-ALAS Brasil, até o dia 31/05/2012, o TEXTO COMPLETO do trabalho a ser apresentado, para inclusão nos anais eletrônicos do evento e deverá concluir sua inscrição, efetuando o pagamento até 31/05/2012;
b. Todos os trabalhos dos GTs devem seguir a seguinte formatação: Formato PDF. Página de rosto (CAPA), com as seguintes informações: XV ENCONTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS DO NORTE E NORDESTE e PRÉ-ALAS BRASIL. 04 a 07 de setembro de 2012, UFPI, Teresina-PI.
c. Grupo de Trabalho: [INDICAR NOME E NÚMERO DO GT]. Título do Trabalho [idêntico ao que foi registrado no momento da inscrição]. Nome completo do(s) autor(es), instituição do(s) autor(es) e e-mail. Fonte: Arial, tamanho 12; espaçamento entre linhas de 1,5; entre 15 e 20 páginas (com referências bibliográficas), excluindo-se os eventuais anexos.
d. Nenhum trabalho enviado após a data limite e fora da formatação indicada será incluído nos anais. E caso o pagamento não tenha sido efetivado até a data limite, indicado na letra “a” acima, o trabalho será excluído dos anais do evento.
Importante:
a. Cada pesquisador(a) só poderá enviar uma ÚNICA proposta de trabalho para um ÚNICO GT. É vedada a participação de um mesmo(a) autor(a) em mais de um grupo, salvo quando na condição de co-autoria. Nestes casos, o trabalho deverá ser apresentado pelo PRIMEIRO autor, conforme cadastro efetuado nos formulários on-line.
b. Também poderão submeter propostas de trabalho pessoas que estejam na condição acadêmica de estudantes de pós-graduação (mestrado e doutorado) que tenham cursado no mínimo um semestre.
c. Poderão submeter propostas de trabalho pessoas que estejam na condição acadêmica de estudantes de graduação, vinculado a pesquisa de PIBIC ou PIBID, que tenham cursado no mínimo quatro semestres e o trabalho a ser apresentado será em pôster (painel).
d. A devida e correta identificação da autoria de cada trabalho é um dos pilares éticos da atividade acadêmico-científica. Neste sentido, deve-se atentar para a indicação dos autores realmente envolvidos na produção das pesquisas a serem apresentadas. Acrescentamos que orientadores de mestrado ou doutorado NÃO podem ser considerados co-autores de trabalhos, salvo em situações pertinentes, quando ocorrer efetivo trabalho conjunto. O uso de trabalhos e pesquisas de terceiros constitui falta grave e pode implicar na exclusão dos envolvidos de todas as atividades do Evento.