Contador de Visitas

terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Boas Festas e Feliz 2013!




Os que fazem
GREM – Grupo de Pesquisa em Antropologia e Sociologia das Emoções
GREI – Grupo Interdisciplinar de Estudos em Imagem
RBSE – Revista Brasileira de Sociologia da Emoção
desejam a todos os amigos e colaboradores
VOTOS DE BOAS FESTAS E UM PRODUTIVO E FELIZ 2013!


      






sábado, 8 de dezembro de 2012

Chamada de Trabalhos – Call for Papers GT26 - Sociologia do corpo e as emoções - XXIX Congresso da ALAS – Associação Latino Americana de Sociologia



XXIX CONGRESO ALAS
CRISIS Y EMERGENCIAS SOCIALES EN AMÉRICA LATINA
SANTIAGO DE CHILE 2013
30 DE SEPTIEMBRE AL 4 DE OCTUBRE

GT 26: Sociologia do corpo e as emoções
Cordenadores GT: María Emilia Tijoux - Chile (coordinadora principal),
Adrián Scribano - Argentina,
Mauro Guilherme Pinheiro Koury - Brasil,
Roberto Merino - Chile.

O GREM – Grupo de Pesquisa em Antropologia e Sociologia das Emoções tem o prazer de informar que as inscrições para apresentações de trabalho no GT-26 Sociologia dos Corpos e as Emoções já se encontram abertas no site da ALAS www.congresoalaschile.cl indo até o dia 28 de fevereiro de 2013.

As inscrições e os resumos devem ser feitas/enviados unicamente para o site da ALAS no endereço acima.

Os resumos deverão conter no máximo 600 palavras. Para se inscrever os pesquisadores devem preencher o formulário com todos os dados solicitados no item Inscrição na página da ALAS. Depois disso, devem selecionar o Grupo de Trabalho 26 [GT26] Sociologia do corpo e as emoções e fazer o upload do arquivo com um resumo de até 600 palavras máximas.

O prazo máximo para envio de resumos é o dia 28 de fevereiro de 2013. As inscrições serão feitas unicamente na página do congresso: www.congresoalaschile.cl.
Objetivos do GT 26
Um dos objetivos do Grupo de Trabalho é o de possibilitar a discussão acadêmica sobre o sentido político e de controle das formas sociais de entender, apresentar e expressar as emoções e os corpos na América Latina, assim como seu alcance na configuração das experiências pessoais e sociais. Em consonância com o anteriormente dito, o GT 26 tem o propósito de reunir pesquisadores em redor de temáticas transversais sobre corpo, emoções, sofrimento social. Disciplina dos corpos e das emoções, além dos estudos sobre a tortura na sociedade contemporânea, sobre as respostas corporais e emocionais em relação aos medos, à perda, à exclusão, à solidão, assim como aos estudos e pesquisas relacionados com os processos de humilhação individual, social e política, além das temáticas que lidam com as problemáticas da felicidade, do amor e do desfrute, em uma visão inter e multidisciplinar.
Desde o início dos anos de 1990 a discussão sobre as emoções e o corpo nas ciências sociais emergiu na academia brasileira e latino-americana, com a formação de grupos de pesquisa institucionais e uma revista específica para se pensar a nova temática, iniciando sua jornada de institucionalização e consolidação. No ano de 2007, no marco das atividades do XXVI Congresso da Associação Latino-americana de Sociologia que aconteceu entre os dias 13 a 18 de agosto na cidade de Guadalajara, México, houve a primeira reunião deste GT junto a ALAS. Desde então, ampliou-se o espaço de institucionalização sobre a temática, que teve início nos anos noventa nas ciências sociais e, especificamente, na Sociologia Latino-americana. Este esforço de ampliação e consolidação foi contemplado com algumas publicações e encontros, como também pela execução de atividades de graduação e pós-graduação que têm fortalecido a ideia de uma Rede Latino-americana de Estudos Sociais sobre as Emoções e os Corpos. Nos anos de 2009 e 2011 este GT reuniu-se outra vez, redobrando os esforços de ampliação e consolidação dos estudos sobre emoções e corpos, nos contextos dos XXVII e XXVIII Congressos ALAS. Em 2013, o GT retorna no XXIX Congresso ALAS, a se realizar na cidade de Santiago, Chile, entre os dias 30 de setembro e 04 de outubro. A temática principal da XXIX ALAS: As crises e as emergências sociais na América Latina aprofundam e revelam os caminhos almejados pelo GT 26 Sociologia dos Corpos e das Emoções, nele inserido.
Linhas temáticas
·         Emoções e sensibilidades na América Latina
·         Corpos, Emoções e arte.
·         Processos de humilhação e lutas por reconhecimento: Racismo, estrangeirismos e migrações.
·         Corpos, emoções e violências.
·         Emoções, corpo, normatização e disciplinamento.
·         Medos, Vergonha, Felicidade, Amor.
·         Corpos e emoções: irreverências e insubmissões
·         Emoções, corpo, morte e morrer.

quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Novo Número da RBSE - Revista Brasileira de Sociologia da Emoção 11 (33): dezembro de 2012



CONVITE! / INVITATION!
       
Convidamos aos amigos visitarem o último número da RBSE – Revista Brasileira de Sociologia da Emoção, v. 11, n. 33, de dezembro de 2012 - ISSN 1676-8965. A RBSE é uma revista eletrônica de acesso gratuito do GREM – Grupo de Pesquisa em Antropologia e Sociologia das Emoções. A RBSE pode ser encontrada no seguinte endereço eletrônico: http://www.cchla.ufpb.br/rbse/.

Este número conta com a colaboração de: Mauro Guilherme Pinheiro Koury; Simone Magalhães Brito; Adrián Scribano; Alicia Lindón; María Eugenia Boito; María Belén Espoz; José Luis Grosso; Roberto Merino Jorquera; Guillermo Espinoza Astorga; Roberta Bivar Carneiro Campos; Cleonardo Mauricio Junior; Claudia Barcellos Rezende; Maria Patrícia Lopes Goldfarb; Suderlan Sabino Leandro; Maria Djair Dias; Begonya Enguix; Jussara Freire; Liuba Kogan; Antonio Giovanni Boaes Gonçalves; Anna Georgea Franco Feitosa Mayer de Araújo Lima.

*
We invite the friends to visit the last number of the RBSE - Brazilian Journal of Sociology of Emotion, v. 11, n. 3, December, 2012 - ISSN 1676-8965. The RBSE is an electronic journal of free access of the GREM - Group of Research in Anthropology and Sociology of Emotions. The RBSE can be found in the following electronic address: http://www.cchla.ufpb.br/rbse/ .

This issue has contributions of Mauro Guilherme Pinheiro Koury; Simone Magalhães Brito; Adrián Scribano; Alicia Lindón; María Eugenia Boito; María Belén Espoz; José Luis Grosso; Roberto Merino Jorquera; Guillermo Espinoza Astorga; Roberta Bivar Carneiro Campos; Cleonardo Mauricio Junior; Claudia Barcellos Rezende; Maria Patrícia Lopes Goldfarb; Suderlan Sabino Leandro; Maria Djair Dias; Begonya Enguix; Jussara Freire; Liuba Kogan; Antonio Giovanni Boaes Gonçalves; Anna Georgea Franco Feitosa Mayer de Araújo Lima.

       
Cordialmente, / Cordially,
      
Prof. Dr. Mauro Guilherme Pinheiro Koury
The Editor

domingo, 25 de novembro de 2012

Formandos 2012.1 CCHLA-UFPB - Cursos de Ciências Sociais, Serviço Social e Letras



Um antigo aluno, que se encontrava na plateia, gravou esta conversa na colação de grau em que fui paraninfo geral das turmas de Ciências Sociais, Serviço Social e Letras, neste 2012.1, em 16/11/2012. Passou a conversa para o computador e me enviou como uma oferenda. Agradeço!
Repasso a conversa agora para o Blog do GREM como mais uma homenagem aos formandos e o registro de uma bela noite de colação de grau na UFPB.

Prof. Mauro Guilherme Pinheiro Koury


Conversa como Paraninfo Geral de Colação de Grau 2012.1 dos Cursos de Ciências Sociais, Serviço Social e Letras do CCHLA/UFPB, em 16 de novembro de 2012.

Boa noite!
Antes de qualquer coisa gostaria de cumprimentar a Profa. Dra. Mônica Nóbrega, vice-diretora do CCHLA e que aqui representa a Magnífica Reitora da UFPB e o Diretor do CCHLA, Profa. Dra. Margareth Diniz e Prof. Dr. Ariosvaldo da Silva Diniz; e, por extensão, todos os demais membros da Mesa.
Cumprimento, também, os pais, os familiares e os amigos dos formandos 2012.1 aqui presentes; e, de forma especial e carinhosa, as turmas 2012.1 dos cursos de Ciências Sociais, Serviço Social e Letras, que hoje colam grau de bacharéis e licenciados.
Estou muito honrado em ser o Paraninfo Geral destes três cursos, e agradeço muito a indicação e o convite para tal.
Sou docente há mais de 30 anos desta Universidade, lotado no Departamento de Ciências Sociais [DCS] do CCHLA. Como tal, vivenciei e vivencio o crescimento e o amadurecimento do ensino graduado e pós-graduado, da pesquisa e da extensão desta universidade e, principalmente, do nosso CCHLA; e, de modo mais próximo e afetivo, junto ao DCS: de onde fui um dos fundadores do antigo Mestrado em Ciências Sociais, no final da década de 1970; e da sua passagem para Programa de Pós-Graduação em Sociologia – Mestrado e Doutorado.
Como militante orgânico do PPGS, junto com outros colegas, lutei pela fundação e posterior criação, em 1994, do Curso de Graduação em Ciências Sociais; e, em 2010, da criação do Programa de Pós-Graduação em Antropologia [PPGA].
*
Esse pequeno histórico tem a ver com o hoje, isto é, com a graduação em Ciências Sociais  bacharelado e Licenciatura. A graduação em Ciências Sociais surge 16 anos após a criação da pós-graduação – mestrado – em Ciências Sociais, e concomitante a passagem do curso de mestrado para PPGS.
Com a criação do curso de graduação em Ciências Sociais a pós-graduação ganhou o seu sentido mais concreto: a formação graduada de nossos futuros alunos pós-graduandos. A graduação tornou-se a menina-dos-olhos dos que então faziam a docência na pós: eu lembro que nós brigávamos para dar aula na graduação, pois era lá que estava o celeiro futuro e o sentido da pós-graduação que fazíamos e queríamos.
É por isso que o papel de Paraninfo Geral que agora assumo me faz feliz: por uma nova turma de cientistas sociais que termina a sua graduação e inicia uma nova fase na sua vida acadêmica e profissional.
Felicidade extensiva aos dois outros cursos: de Serviço Social e de Letras, de quem acompanho como professor de sociologia e antropologia do DCS do CCHLA.
*
Para finalizar, gostaria de parabenizar os formandos dos três cursos por esta etapa vencida no processo de formação profissional, e lembrar a necessidade de dar continuação aos seus estudos, agora pós-graduados, nos níveis de mestrado e doutorado, como etapas necessárias à formação profissional: quer, no futuro próximo, como docentes universitários; quer como docentes do primeiro e segundo graus; quer na parte mais técnica de cada profissão.
Quero lembrar, também, que o aprendizado não acaba com o final da graduação ou da pós-graduação: ela é continuada; ela é diária; ela é cotidiana; ela continua na e pela vida inteira.
*
Mas, agora, é hora de festa: comemoração de um término e inicio de outros, para os formandos 2012.1 de Ciências Sociais, Serviço Social e Letras!
Assim, termino com um grande voto de PARABÉNS aos formandos por essa vitória!
Boa noite e obrigado.