Contador de Visitas

quinta-feira, 29 de janeiro de 2009

Pesquisa Concluída: "Parque Solon de Lucena: Espaço público, potencial de urbanidade e desenvolvimento da cidade".


A pesquisa "Parque Solon de Lucena: Espaço público, potencial de urbanidade e desenvolvimento da cidade", teve início: março de 2005 - Término: dezembro de 2006.
Esta pesquisa foi um sub-projeto de extensão de um trabalho de pesquisa maior intitulado 'Medos Corriqueiros", En desenvolvimento no GREM, sob a coordenação do Prof. Mauro Koury.
Sua realização se fez necessária como forma de abrir um vínculo com o PROBEX - Programa de Bolsas de Extensão da UFPB - Universidade Federal da Paraíba, e possibilitar uma discussão dos dados da pesquisa maior com o processo de urbanização da cidade de João Pessoa e, no caso, particularmente, o Parque Solon de Lucena, discutindo sua importância para a cidade e para os seus habitantes.
Esta pesquisa teve uma monografia de graduação em ciências sociais defendida no seu interior. O resumo desta monografia pode ser lido na relação dos trabalhos defendidos no interior do GREM.
Alguns artigos publicados:

Resumo: Este artigo objetiva elaborar uma narrativa das formas de ocupação e usos de um espaço urbano da cidade de João Pessoa, de grande visibilidade local, o Parque Sólon de Lucena, mais conhecido como a Lagoa. Parte de um levantamento do humano e da paisagem local e procura elaborar um roteiro narrativo que abarque desde os diversos tipos que ali trafegam, como ocupam o lugar, os problemas e formas de os enfrentar que apontam, até os desenhos de sociabilidades e da memória visual, espacial, temporal e afetiva que possuem do espaço.

  • SILVA, Patrick Cézar. "O Parque Solon de Lucena na Visão de seus Usuários e Frequentadores". In, Mauro Guilherme Pinheiro Koury, (Organizador). Medos Corriqueiros e Sociabilidade. João Pessoa, Editora Universitária / GREM, 2005, pp. 77 a 84.


Resumo: Este ensaio discute as formas de sociabilidade e o uso do espaço na visão dos seus usuários e frequentadores, a partir de um survey realizado pelo GREM no Parque em 2005.

KOURY, Mauro Guilherme Pinheiro. "Um passeio através do Parque Sólon de Lucena. Uma narrativa sobre a emoção pertencer e uso do espaço público". Os Urbanitas - Revista de Antropologia Urbana, Ano 2, vol.2, n.1, 2005. http://www.aguaforte.com/osurbanitas2/Koury.html

Resumo: Para quase todos os informantes com quem conversei durante as várias caminhadas em vários dias da semana e diversos horários durante a minha estada em campo, bem como para o imaginário da cidade, da mídia e das agências de turismo local, o Parque Sólon de Lucena é visto como um grande cartão postal da cidade. Este ensaio busca, deste modo, compreender o conceito e os sentidos de pertença vivenciados pela população de João Pessoa que freqüenta o local, através da narrativa dos informantes sobre o Parque.

2 comentários:

  1. Gostei muito do blog em geral e, principalmente, da notícia sobre essa pesquisa no Parque Solon de Lucena. Estou fazendo minha monografia sobre a 'Lagoa' e fiquei contente de ter achado dois textos sobre ela neste blog e a indicação de um artigo no livro que já corri e comprei na livraria da editora aqui na UGPB.
    Ah, sim, sou aluna do curso de geografia daqui de João Pessoa.
    Se houver outros trabalhos, publicados ou não, do GREM sobre a Lagoa, por favor me comunique.

    ResponderExcluir
  2. Maravilha! Encontar este produto. Exatamente o que eu procurava. Algo histórico bem embasado, sobre a Lagoa do Parque Sólon de Lucena em João Pessoa (PB).Vou lê-lo atentamente.
    Parabéns ao produtos/orientador. Abraços.
    Magna Coeli Ouriquez,MSc.
    Magna Coeli Ouriquez,Msc.

    ResponderExcluir

Por favor faça seu comentário. Vamos criar uma rede de diálogos possíveis para a construção e consolidação da antropologia e sociologia das emoções no Brasil.