TURNER, Jonathan H & STEPS, Jan E. (2005). The Sociology of Emotions. Cambridge, Cambridge University Press.
Nesta introdução Turner e Steps buscam passar em revista as contribuições mais importantes para a área que trabalha com a relação emoções e sociedade nos Estados Unidos. Desde as teorias dramatúrgicas e culturais, passando pelo interacionismo simbólico até as teorias estruturais, e pela vinculação e conversas da sociologia com a psicanálise e com a antropologia, este livro permite ao leitor, através de uma leitura convidativa e competente, adentrar e se iniciar nos debates e aprofundamentos acontecidos na área da Sociologia das Emoções americana contemporânea. Leitura essencial para pesquisadores e estudantes interessados na relação emoções e sociedade.
KOURY, Mauro Guilherme Pinheiro (2004). Introdução à Sociologia da Emoção. João Pessoa, Editora Manufatura.
Neste livro Koury procura passar em revista a Sociologia das Emoções no interior da disciplina Sociologia. Faz um balanço dos clássicos, Durkheim, Weber, Marx, Simmel, Tarde, entre outros para discutir a categoria emoções no interior de suas obras. Faz a seguir um balanço do processo de estruturação, consolidação e estado das artes na sociologia das emoções contemporânea e, por fim, faz um estado de artes da sociologia das emoções no Brasil. É um estudo útil para estudantes e professores que trabalham com a categoria emoções em suas pesquisas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Por favor faça seu comentário. Vamos criar uma rede de diálogos possíveis para a construção e consolidação da antropologia e sociologia das emoções no Brasil.