Contador de Visitas

quarta-feira, 13 de maio de 2009

LUTO E SOCIEDADE: Resumo de um artigo sobre a cidade de João Pessoa

*

Durante o processo de construção da pesquisa Luto e Sociedade, que fez um estudo sobre o comportamento contemporâneo do brasileiro de camadas médias e urbano nas 27 capitais de estados brasileiros, e culminou com o lançamento dos livros Sociologia da Emoção: O Brasil urbano sob a ótica do luto (Petrópolis, Vozes, 2003) e Amor e Dor: ensaios em antropologia simbólica (Recife, Bagaço, 2005), foram feitas várias monografias sobre as representações sociais em relação ao luto e sobre a relação luto e fotografia para cada capital trabalhada.
*
Neste momento é publicado no Blog o resumo e o abstract do artigo sobre a capital da Paraíba, a cidade de João Pessoa, intitulado: Representações Sociais sobre a Fotografia Mortuária na Cidade de João Pessoa, PB. Este artigo foi escrito pelo autor da pesquisa, Professor Mauro Guilherme Pinheiro Koury, e publicado na revista Conceitos e se encontra completo à disposição dos leitores na internet no site: http://www.adufpb.org.br/publica/conceitos/06/art_19.pdf

*

Abaixo o resumo em português e inglês do artigo.

*

Título: Representações Sociais sobre a Fotografia Mortuária na Cidade de João Pessoa, Paraíba, Brasil.
*
Autor: Mauro Guilherme Pinheiro Koury
*
Resumo: Como responderiam a questão do uso da fotografia mortuária os habitantes urbanos moradores das capitais dos estados brasileiros no final do século vinte, é a pergunta principal deste artigo, tendo como limite geográfico a cidade de João Pessoa, capital do estado da Paraíba. Nele se busca traçar um perfil do comportamento urbano brasileiro e, aqui, especificamente, de João Pessoa, sobre a morte e o morrer no final do século vinte, bem como o papel da fotografia na lapidação e direção desse contorno.

***

Title: Social Representations on the Mortuary Photograph in the City of João Pessoa, Paraíba, Brazil
*
Author: Mauro Guilherme Pinheiro Koury
*
Abstract: As the urban inhabitants of the capitals of the brazilian states in the end of twenty century would answer the question of the use of the mortuary photograph, it is the main question of this article, having as geographic limit the city of João Pessoa, capital of the state of Paraíba. This paper searchs to trace a profile of Brazil’s urban behavior on the death and dying in the end of twenty century, as well as the role of the photograph in the stonecutting and route of this contour.

***

PALAVRAS-CHAVE
Fotografia Mortuária;
Álbuns de Família;
História dos Costumes;
Sentimento e Sociedade;
Individualização;
João Pessoa, Paraíba, Brasil;
Representação Social;
Morte e Morrer;
Processo de Luto.

***

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor faça seu comentário. Vamos criar uma rede de diálogos possíveis para a construção e consolidação da antropologia e sociologia das emoções no Brasil.