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segunda-feira, 30 de novembro de 2009

Fotografia, Família e Luto (1)

Mauro Guilherme Pinheiro Koury (2)

A fotografia como organizadora de códigos de conduta e de orientação, e como busca de controle dos espaços cotidianos de uma vida em família, é o que se pretende discutir neste ensaio. Tem por base uma única entrevista, realizada em 1998 na cidade de Aracaju, Sergipe. O entrevistado foi um senhor de oitenta e cinco anos de idade, na época da entrevista, que estava em trabalho de luto pela morte de sua esposa, com quem tinha vivido por mais de sessenta e cinco anos.
Apesar do objetivo central da entrevista ter sido o luto vivido pelo entrevistado, a fotografia e, principalmente, a reordenação da vida em comum através dela, permitiu ao mesmo elaborar para o entrevistador as formas pelas quais se processavam o seu trabalho e vivência do luto e da introjeção da morte de sua esposa. Através do movimento de cristalização proporcionado pelas fotografias, foi possível adentrar no ordenamento lógico e na organização específica desta criação, propostos e desenvolvidos pelo casal, sob o comando da mulher, que cobre todo o processo de vida comum, desde o casamento até a morte da esposa.
Repetidos atos através dos quais se permite construir pontes que levam a percepção dos detalhes mais significativos do processo vivido, que se quer reviver e manter.
Construções e perfeições erigidas e nomeadas, para o casal em si mesmo e do casal para os demais membros da família e do circulo social mais amplo, do que há de eterno na relação, segundo o entrevistado. Cristalizações que advogam e ao mesmo tempo evocam as trilhas percorridas e que fornecem o fundamento do casal, de sua história comum e, ao mesmo tempo, particular de cada um dos envolvidos.
A configuração específica expressa no sentido declarado de uma vida em comum, presentificada pelo entrevistado, e que o permite viver tranqüilo, por tê-la como apropriação em seu interior (dentro dele) e no exterior (na sala de fotografias). Local onde se encontram afixadas as fotografias codificadoras das verdades satisfeitas ou elegidas como memória da vida comum de um casamento de mais de meio século.
. O álbum afixado nas paredes da sala, iniciado por sua esposa e por ela acrescentado e corrigido durante toda a vida, e acompanhado pelo entrevistado como um coadjuvante, foi pontuado como ato final na afixação da última fotografia por ele, após as exéquias de sua esposa, e no auge do seu sofrimento pela perda recente.
Agora a sala, como que um templo, guarda as recordações e acende e acalenta a memória de sua vida com ela, do seu casamento, da construção da família, da chegada de filhos, de netos, de nascimentos, comemorações diversas e mortes. Vida em comum compactuada, mas construída enquanto álbum ou sala de fotografias, enquanto momentos a serem referenciados como significativos para a vida do casal, por e através dela, a esposa.
Agora palco do eterno, dos elementos distribuídos, ordenados, codificados, afixados nas paredes e internalizados dentro de si. Solidez da construção imaginada dos momentos que singularizaram a vida em comum e que cristalizaram possibilidades de encantamento que tornam possíveis as lembranças, não do real, mas da construção desejada e objetivada de uma realidade vivida em comum, enquanto perfeição, isto é, enquanto a vida do entrevistado com sua esposa e por ela.
Lugar de memória do conjunto da vida comum estabelecida a partir do casamento e condicionada na afixação do conjunto fotográfico, no dia a dia de sua construção como paredes-álbum e como tecelagem da vida da família em cotidiana elaboração. Lugar de inteireza e de busca de integridade de um sentido de vida comum, presente nos códigos da construção fotográfica e de sua disposição nas paredes da sala.
O olhar, ao revisitar as paisagens da memória além do registrado em cada foto e aquém do mostrado pelo conjunto do álbum disposto nas paredes da sala, revigora e reatualiza os códigos de sua elaboração e os sentidos atribuídos à codificação enquanto encantamento e solidez, enfim, enquanto cristalização.
A sala de fotografias tornou-se assim, após a morte da esposa, o canto preferido do entrevistado. O lugar onde flui e presentifica a memória de uma vida, enquanto necessidade de rememoração e apreensão do sentido comum que objetivou a sua vida com sua esposa e o fez pessoa na instituição familiar com ela e por ela construída.
Em busca de adentrar no universo do entrevistado, a entrevista teve início pelo encantamento do entrevistador do lugar onde se encontrava realizando a entrevista.
O lugar era uma sala grande, fechada por uma porta de vidro e madeira de quase igual extensão a um dos lados. Uma verdadeira preciosidade de fotografias pelas paredes, desde pequenas fotos três por quatro até ampliações de bom tamanho. Todas com molduras simples ou elaboradas e afixadas como se obedecessem a um critério qualquer que não o estilístico.
O álbum de fotografias disposto pelas paredes da sala, não apenas serviu de introdução à conversa, mas adentrou pelos meandros da construção simbólica da vida em comum do entrevistado com sua esposa, da construção da família, dos tempos familiares, dos sentidos de vida atribuídos pelo entrevistado, do seu sofrimento e processo de luto após a morte de sua mulher.
O entrevistado iniciou a sua narrativa introduzindo o entrevistador ao conjunto de fotografias dispostas na sala onde se realizava a entrevista.
De forma didática, o entrevistado começava a situar o entrevistador na lógica da construção em que se elaborou ao longo dos anos a sala de fotografias. A primeira fotografia presa na parede na verdade são duas, emolduradas em um mesmo caixilho. Um rapaz e uma moça, de aproximadamente dezoito anos, representando o futuro marido e a futura esposa, um pouco antes de se conhecerem e namorarem.
A segunda fotografia afixada pela esposa na parede são os noivos ladeados pelos pais de cada um. A terceira fotografia revela os noivos no altar, no momento final do enlace matrimonial. Uma série de dez fotografias ordenam momentos da lua de mel, o retorno a Aracaju, a casa onde iriam morar durante toda a vida, e o primeiro ano do casal.
A seguir, encontra-se afixada uma moldura de bom tamanho com seis fotografias que mostram o prolongamento da gravidez do seu primeiro filho. A partir de então, todas as demais fotografias afixadas nas paredes da sala retratam a chegada, o cotidiano e o crescimento dos filhos. Menos a última, presa à parede um pouco depois do falecimento da esposa do entrevistado, por ele. Uma fotografia colorida de uma senhora bem maquiada, bem vestida, com um olhar sonhador e como que perdido em algum ponto distante e ausente do recorte fotográfico, mas denotando segurança, confiança e amor na e pela vida. Esta fotografia fecha o álbum fotográfico disposto nas paredes da sala.
O primeiro conjunto fotográfico até as primeiras fotos com a chegada do primeiro filho e os dois primeiros anos de sua existência, foram aquelas que nunca foram retiradas de suas posições e distribuição originárias. A partir do nascimento do segundo filho, as fotografias são recolocadas e assumem novas posições e distribuição nas paredes, segundo o crescimento e desenvolvimento de cada filho.
"As fotos, vão do mais antigo ao mais novo ", informa o entrevistado ao entrevistador. Neste momento, busca estabelecer uma ordem temporal, uma cronologia, na distribuição espacial do conjunto da mostra fotográfica. Busca informar o olhar do entrevistador e as formas que deve nortear este olhar para a compreensão do resultado da disposição das fotos na sala de fotografias.
Do antigo ao mais novo, quer significar, deste modo, que a afixação de cada fotografia representou um momento específico na vida do casal. Deles em separado até o casamento e os diversos estágios de reprodução com o nascimento dos seis filhos que tiveram ao longo da vida em comum.
Do antigo, ou seja, das bases de formação que deu origem ao casal, ao mais novo, isto é, ao último filho gerado. Esta é a lógica que o olhar deve se submeter, se quiser compreender na observação do conjunto o projeto executado no cotidiano fazer-se do álbum-paredes, pela esposa, e pelo entrevistado, coadjuvante da constituição simbólica da mostra, e prisioneiro encantado dela.
Após submeter o olhar do entrevistador à totalidade do conjunto fotográfico e a seqüência coerente, regular e necessária do formato das disposições de cada foto nas paredes, enquanto organização de uma história de vida, o entrevistado passa a revelar uma segunda possibilidade de leitura.
Esta outra seqüência, a que o olhar observador deve se acostumar, está ligada a um ordenamento de histórias singulares, individuais, no interior da história geral do casal.
Esta nova viagem permite o olhar observante acompanhar o desenvolvimento de cada filho, do nascimento, das festinhas de aniversário, da formatura ao casamento, o nascimento dos filhos dos filhos, o desenvolvimento de cada neto, bem como, acontecimentos felizes, acontecimentos não de todo felizes e mortes, sempre relacionados a cada filho e a cada neto.
Os pais, passam a ser coadjuvantes nas fotos dispersas e afixadas pelas paredes. Os filhos e os netos ganham então a primazia da mostra.
A antropóloga Myriam Lins de Barros (1987), discute a família brasileira de classe média, na cidade do Rio de Janeiro, tendo como foco os avós. No seu trabalho demonstra como a trajetória de vida de um casal vai mudando e conformando-se pouco a pouco a partir do momento da opção pela reprodução e chegada dos filhos e, posteriormente, com a chegada dos netos.
Afirma que estes novos momentos não aniquilam a vida individual de cada membro da relação conjugal, isto é, marido e mulher, mas são momentos de revisitação singular do compromisso de cada um com as novas fases da constituição da família, de referenciar-se através dos espaços abertos aos filhos e netos no processo do seu crescimento e autonomia.
O casal não fica prisioneiro de sua prole, por assim dizer, mas sua vida transmuda-se para novas formas de apreensão do real vivido familiar. As referências pessoais do eu e do nós passam a ser direcionados para uma subsunção a este nós ampliado, e os significados de realização também se ampliam e passam a estender-se para os projetos de realização dos filhos e netos.
Embora fonte de tensão e conflito, as relações entre pais e filhos são prenhes de significados de trocas sociais gratificantes. Para os pais, principalmente, cheias de cuidados e interesses pelos projetos de realização dos filhos, estas relações, muitas vezes, se transformam em sentido do núcleo familiar, tanto no sentido de perpetuação biológica e reprodução social, quanto no sentido de ascensão social. Ambos os aspectos revestidos no caráter de afetividade e de relações de troca afetivas.
Não é o propósito deste ensaio trabalhar com as questões de tensão e conflito, ou de produção de ajustamento e equilíbrio nas relações entre pais e filhos, nem mesmo discutir a questão da família moderna de classe média e alta no Brasil. A referência à questão é significativa, aqui, porém, para informar o papel dos filhos e seu crescimento na composição da memória de uma família nuclear, enquanto projeção dos pais e busca de retenção do que se quer guardar para a lembrança futura, do que se construiu.
No caso do álbum-paredes estudado e a sua composição, este elemento da memória que se quer reter, através da fotografia, é significativo. A história fotográfica dos pais torna-se secundária, a partir do momento do nascimento do primeiro filho, e na seqüência dos demais nascimentos. Este fato é assumido pelo entrevistado, que chama atenção do entrevistador para os primeiros registros da sala-álbum, e para o planejamento e caráter da organização geral da mostra.
Os pais, daí em diante, são fotografados secundando os filhos e, posteriormente, os netos. São os filhos e os netos que são mostrados, como que tornando palpável a evolução e os ganhos (algumas vezes também, as perdas) da construção familiar, dos laços de consolidação e perpetuação da família enquanto bem simbólico.
Miriam Moreira Leite (1993) e Myriam Lins de Barros (1989), em seus estudos sobre família e memória através dos álbuns de fotografias, revelam também este aspecto familiar de demonstração pública dos filhos, nas e pelas fotografias, sendo nelas secundado pelos pais. A cena fotográfica expõe a criança, conferindo-lhe um lugar de absoluta centralidade. Seja em cenas onde a criança permanece imóvel, posando, como na maioria das fotos dos filhos do casal em crescimento, seja nas fotos onde a criança é tomada em movimento, como nas fotografias mais recentes, envolvendo os netos.
Tanto no primeiro formato, quanto no segundo, as fotografias expostas revelam as crianças, sozinhas ou sendo secundadas, como fontes de apoio, enquanto bebês, por exemplo, ou como complemento ao cenário, pelos pais. Mesmo adultos, os filhos, nas fotos presas nas paredes da sala de fotografia, ganham primazia em relação às fotos dos pais. Parecem ser assim, os momentos galgados em cada estágio da vida pelos filhos que interessam eternizar.
A história familiar passa a ser a história dos filhos e seu desenvolvimento. Parecem apresentar o projeto familiar em se fazendo, como desejo realizado e alcançado, apesar de alguns deslizes (por exemplo, descasamentos e mortes), mas retomados e refeitos no interior de um ideário projetivo familiar, eternizado nas fotografias, do casal.
As fotografias presas nas paredes da sala, a partir do nascimento do primeiro filho, tornam-se, assim, na disposição projetiva da organizadora do álbum-sala, segundo as palavras do entrevistado: "uma cronologia pessoal, de cada membro".
Indica, a seguir, Na exposição didática do entrevistado para o entrevistador, um terceiro momento de visualização da gestão organizadora da mostra. Informa o entrevistado: "E se o senhor quiser enxergar verá que elas (as fotografias) mudaram de lugar com o passar dos anos ".
Esta era a forma de garantir a "cronologia pessoal" de cada filho e de cada neto. Esta lógica de continuidade cronológica por filho, na organização do álbum, faria, no decorrer do tempo, no momento em que uma nova fotografia fosse fixada, mudar o lugar das demais já dispostas, e pertencentes a outros filhos e netos. Com o passar dos dias, dos meses e dos anos, o álbum ganhava novo formato, mudando de lugar todo um conjunto de fotografias abaixo da ordem cronológica desejada, por filho, no acrescentar de uma nova foto à parede. Uma ordem, ou ordenamento, em constante atualização e revisão, como a vida familiar na sua extensão de cada filho e de cada passo dado por este, seja profissional, seja no casamento, seja nos diversos estágios de procriação de cada um deles. O mesmo se fazendo a cada neto, filho de cada um dos filhos.
Cada novo filho de um filho, bem como cada momento da evolução e conquistas sociais de cada neto, por filho, modificava a ordem disposta pelo conjunto da fotografia, na cronologia daquele filho, como uma sub-cronologia autônoma do desenvolvimento de cada neto.
Eterno recomeço na busca de aproximação da extensão e crescimento familiar conseguido ou dos passos conquistado pela família como um todo, a partir do núcleo familiar básico, que o casal deu origem. Recomeço que deixava suas marcas no movimento contínuo do deslocamento das fotos para a colocação de uma nova, dentro da ordem cronológica proposta pela realizadora do álbum, a mulher do entrevistado. Por uma opção do casal, por solicitação da esposa, segundo o entrevistado, "(as) paredes nunca foram pintadas, estão com as marcas de cada quadro, daqueles que ficaram por cima e daqueles que ultrapassaram ou não as marcas anteriores, ocupando o novo lugar".
A opção por não atualizarem a pintura da sala-álbum, de manterem as marcas do deslocamento continuado das fotos, por se só é significativo.
As marcas nas paredes do álbum-sala induzem o olhar para o movimento das fotos, mas também e, principalmente, para a estabilidade familiar e sua consolidação, que o movimento das fotos agenda e demonstram. As marcas nas paredes, assim, são como as marcas da maturidade de cada estágio galgado pela família, a partir do núcleo originário de sua criação.
São as marcas das marcas do processo de maturidade. Importantes, então, serem deixadas, na composição de um álbum-sala, porque registram o movimento de maturação que precisa ser vista e eternizada como um valor (KOURY, 1998), como um bem simbólico de representação da família, daquela família em particular. Porque revelam o fundamento da existência, consolidação e manutenção de laços, a serem passados de geração e geração, e serem visualizados por aqueles a quem se abre a porta da sala-álbum adentrando a intimidade publicitada da memória familiar desta família em questão.
A decisão do entrevistado pela conclusão do álbum-sala parece permiti-lo ocupar de novo o lugar de autonomia, após o luto de sua esposa, necessário para o prosseguir da vida. A opção pela foto escolhida da esposa que conclui a mostra recoloca à memória o papel da sua mulher na feitura do álbum e reforça, também, o encantamento que a sala de fotografias provoca no narrador.
É referindo-se à mostra que pode falar sobre a falta provocada pela morte de sua companheira, bem como na minoração desta ausência pela presença constante dela na e através da sala de fotografias. Ao responder uma questão sobre a solidão experimentada após o falecimento da esposa, o entrevistado afirma a falta da mulher mas nega a solidão. Nas suas palavras: " Todo esse movimento que a organização das fotos permite é o movimento de minha vida com ela".
Prossegue contando: "Ela, a vida dela, ainda me preenche. A foto sorridente e segura de si mostra o final feliz da realização de ter filhos perfeitos, sadios e que fizeram, no final das contas, a nossa vida". O toque sentimental sobre o objeto da saudade da vida em comum na presença de sua mulher, parece remontar os espaços de presentificação para uma nova reconfiguração de um tempo e de um espaço de construção, finalizada, mas de onde se é possível reviver os andaimes de sua edificação através da evocação não apenas de cada foto presente, mas também da elaboração da sala-álbum. Da manipulação constante dos retratos, das autonomias possíveis de cada foto e de cada coleção lá disposta, mas interdependentes do todo, da fundação e consolidação de uma experiência de vida comum e da formatação de um projeto familiar. Da fundamentação do encantamento do entrevistado e seu revigorar a cada novo movimento de rememoração.
A fotografia, e aqui em especial, o conjunto de fotografias da sala-álbum, parece servir bem para este papel. Lá estão presentes os esforços do casal, de construção de um projeto familiar e de um discurso moral que personifica sua edificação, formas de controle e efetivação e momentos de consolidação da vida em comum.
O conjunto fotográfico presente na sala de fotografias representa bem este papel moral. Discurso imagético tornado a realidade mesma vivida pelo casal. Presentificada, eternizada, e possível de ser evocada pela rememoração saudosa, de um olhar que busca evidências do passado e o sentido da vida vivida através da realidade transmitida pelas fotografias afixadas, como missão cumprida.
Uma espécie de roteiro sentimental surge, assim, e elabora novos discursos projetados no presente, consolidados como eternização, dispostos e afixados na sala de fotografias. O que prende o narrador, impulsionado pelo encantamento da sala-álbum, à realidade nela disposta, à crônica das imagens que a fotografia realizou.
Objetiva uma espécie de roteiro sentimental da vida em comum. Sala de fotografias que renova sempre, ao entrevistado, o sentido projetivo, de consolidação e de finalização cristalizados na mostra e que o permite viajar ao passado como e através da evocação fotográfica. Parecendo recuperar, também, através da saudade enquanto memória revelada, a sua vida em comum, como uma missão cumprida, a dois, e seus complementos: os filhos e netos. Na sala de fotografias, enfim, utilizando as palavras do narrador, ele revive e reatualiza suas emoções e sentimentos: "Olhando feliz para o mundo, o mundo dela que é o meu mundo também: o mundo dos filhos. Dos nossos filhos".
Notas
1 - Texto apresentado no GT Antropologia Visual no VII Encontro de Antropologia do Norte e Nordeste, Recife, 27 a 29 de novembro de 2001.

2 - Coordenador do Grupo Interdisciplinar de Estudos em Imagem (GREI) e do Grupo de Estudo e Pesquisa em Antropologia e Sociologia das Emoções (GREM) do Departamento em Ciências Sociais da Universidade Federal da Paraíba.

Bibliografia
KOURY, Mauro Guilherme Pinheiro. (1998). "Relações Imaginárias: A Fotografia e o Real". In, Achutti, Luiz Eduardo R., 0rg.. Ensaios sobre o Fotográfico. Porto Alegre, Unidade Editorial, pp. 72 a 78.
LINS DE BARROS, Myriam. (1987). Autoridade & Afeto: Avós, Filhos e Netos na Família Brasileira. Rio de Janeiro, Jorge Zahar.
LINS DE BARROS, Myriam. (1989). "Memória e Família". Estudos Históricos, v. 2, nº 3, pp. 29 a 42.
MOREIRA LEITE, Miriam. (1993). "Retratos de Família: Leitura da Fotografia Histórica". São Paulo, Edusp.

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