Contador de Visitas

sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Sociologia das Emoções – comentário sobre o artigo « L’expression des émotions et la société » de Maurice Halbwachs (1947)

Este texto póstumo de Maurice Halbwachs, intitulado "L'expression des émotions et la société" publicado no número de 1947 da revista Échanges Sociologiques, do Centre de documentation universitaire de Paris, França, apresenta um interesse triplo ao leitor que busca uma compreensão genética da relação emoções e sociedade. O primeiro interesse se refere à linhagem durkheimiana de Halbwachs: ao descobrir a obrigação social do sentir e a influencia dos grupos sociais, Maurice Halbwachs se torna, ao lado de Marcel Mauss, no mais digno sucessor de Durkheim e, também, em sutil e refinado leitor de Georg Simmel e Max Weber.

O segundo interesse diz respeito ao processo de transmissão das emoções na sociedade: quando o autor trata da problemática da transferência das emoções, reencontra os problemas da memória coletiva, referência central de sua obra, e aborda a questão das emoções em uma temporalidade que afeta a existência individual e coletiva em uma sociedade, e busca compreender como se dá o processo de transmissão das emoções dentro do campo intergeracional.

Ao insistir, por fim, sobre a questão da formalidade e a eficácia das práticas rituais para compreender “a expressão das emoções”, Halbwachs indica o terceiro interesse deste seu artigo à análise da relação emoção e sociedade, que são os caminhos de uma possível superação das oposições clássicas entre expressão e representação, ou entre ritos e emoções.

Enfim, um estudo clássico que não pode passar em branco aos leitores e pesquisadores próximos ou militantes na área temática da antropologia e da sociologia das emoções.

Este estudo está sendo traduzido para ser publicado no próximo número (v. 8, n. 22) da RBSE – Revista Brasileira de Sociologia da Emoção (ISSN 1676-8965), que deverá ser lançada digitalmente no final do mês de abril de 2009. Não perca.

A RBSE pode ser encontrada no site: http://www.cchla.ufpb.br/rbse/Index.html

4 comentários:

  1. Estou louco prá ler este artigo de Halbwachs. Quem é que tá fazendo a tradução prá RBSE? O original se encontra disponível em alguma biblioteca brasileira? É muito longo? É que eu precisaria dele com urgência e se pudesse ler antes seria legal, mas se for muito longo, é melhor esperar a tradução para o português, pois ainda sou meio rasteiro no meu francês...

    ResponderExcluir
  2. Oi Ricardo, que bom que você "está louco prá ler" o artigo de Halbwachs, de fato, para quem caminha no aprofundamento da antropologia e da sociologia das emoções não pode deixar de lê-lo.
    O artigo não é muito longo, por sinal é bem curto, no original da revista Échanges Sociologiques o artigo possui três páginas (pp. 3 a 5). Você tendo acesso pode lê-lo em francês.
    Eu não conheço nenhuma biblioteca brasileira que disponha do número de 1947 desta revista, o GREM o conseguiu através de um correspondente seu em Paris.
    O artigo sairá na secção Documentos da RBSE com a tradução do Prof. Mauro Koury. Como você sabe, nesta sessão se publica sempre a versão francesa (original) e a tradução.
    Se não conseguir a revista original, aconselho esperar um pouco e se deleitar quando da edição pela RBSE (v.8, n.22 de abril de 2009).

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito da parte de Documentos/Traduções da RBSE. Gostaria de ver publicado um artigo de Norbert Elias, ainda inédito em português, sobre o poder entre os sexos, saído na revista inglesa: teoria, cultura e sociedade. Vocês do GREM o conhecem? É possível atender a esse pedido?

    ResponderExcluir
  4. Cara Ana Julia, o artigo de Elias "The changing balance of power between the sexes: a process-sociological study",(acredito que é este que você se refere, publicado na Theory, Culture and Society 4(2-3)1987), está na lista dos interesses de uma tradução para publicação na sessão Documentos da RBSE. Até o momento, porém, esta possibilidade tem sido adiada por conta da autorização da revista Theory... que tem resistido a ceder. Mas ainda estamos conversando e, em breve, quem sabe, este texto Elias estará na RBSE.
    Nós que fazemos o GREM e a RBSE agradecemos o interesse na Revista e a indicação deste importantíssimo texto de Elias. Esperamos novas contribuições tuas. Um abraço.

    ResponderExcluir

Por favor faça seu comentário. Vamos criar uma rede de diálogos possíveis para a construção e consolidação da antropologia e sociologia das emoções no Brasil.