Contador de Visitas

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Conexão Ciência TV UFPB - Entrevista com o Prof. Mauro Koury sobre a pesquisa Luto e Sociedade do GREM em 26/07/2005



Programa Conexão Ciência UFPB

Assunto: Sociologia da Emoção: O Brasil urbano sob a ótica do luto
Exibição: 26/07/2005





ENTREVISTADO: Prof. Mauro Guilherme Pinheiro Koury, coordenador do GREM - Grupo de Pesquisa em Antropologia e Sociologia das Emoções e professor do departamento de Ciências Sociais da UFPB (DCS/CCHLA/UFPB).


TEMA: O luto possui uma representação imaginária muito forte e significativa no Brasil. A cultura contemporânea ainda considera a morte como perda, dor e sofrimento, sendo que nos últimos anos, mudanças vêm ocorrendo no comportamento social e individual, quanto ao luto. Antes, esta expressão era coletiva, através do uso do preto. Com o passar dos anos, o luto vem se tornando individualizado, sendo vivenciado em forma de silêncio.Estudar o luto é uma contribuição da sociologia nos estudos sobre o cotidiano e sua relação com as representações emocionais da sociedade.



2 comentários:

  1. Como eu consigo ver a entrevista inteira?

    ResponderExcluir
  2. Caro Ricardo,
    você deve solicitar ao polo multimídia da UFPB que controla a TV UFPB, através do e-mail: conexaociencia2005@yahoo.com.br , indicando o nome do entrevistado e a data da primeira exibição.
    Acredito que eles podem providenciar uma cópia para você, solicitando, apenas, um dvd-r virgem e taxa de correios, se não moras em João Pessoa.

    ResponderExcluir

Por favor faça seu comentário. Vamos criar uma rede de diálogos possíveis para a construção e consolidação da antropologia e sociologia das emoções no Brasil.