Contador de Visitas

terça-feira, 19 de maio de 2009

Revista destinada ao público do segundo grau dá destaque ao GREM

A Revista Sociologia Ciência & Vida da destaque à Sociologia das Emoções e ao trabalho do GREM

*

A revista Sociologia Ciência & Vida, ISSN 1980-8747, publicada pela editora Escala, São Paulo, é uma revista destinada a divulgação da disciplina Sociologia para o público composto, principalmente, de professores e alunos do segundo grau. Em seu último número, já nas bancas de todo o país (ano III, n. 23, maio de 2009), traz como matéria de capa a Sociologia das Emoções.

*

Esta matéria, com grande inspiração no livro de Koury, Mauro Guilherme Pinheiro (2004) Introdução à Sociologia da Emoção, (João Pessoa, Editora Manufatura / GREM), faz uma boa apresentação da Sociologia das Emoções como linha de pesquisa recente e inovadora da Sociologia, emergida no final da década de setenta do século vinte nos Estados Unidos e Europa e a partir dos anos noventa no Brasil. Hoje, com grande expansão no mundo acadêmico e tida como uma área de pesquisa consolidada e respeitada por profissionais da Sociologia mundial.

*

A matéria, assinada pelo Prof. Dr Emerson Sena de Oliveira dá, ainda, destaque ao GREM, como um dos grupos atuantes no Brasil na área de Antropologia e Sociologia das Emoções, deste 1994, chamando atenção, também, para este Blog e para a RBSE - Revista Brasileira de Sociologia da Emoção, editados por este Grupo de Pesquisa.

*

Este número da revista Sociologia traz, ainda, uma entrevista com o sociólogo francês David Le Breton e uma matéria sobre o vício, entendido como um mal-estar contemporâneo. Destaque, ainda, para um pequeno resumo de algumas teses e dissertações defendidas em 2007 e 2006 no Brasil, que trazem as emoções como categoria principal da análise.

*

Parabéns para os editores da Revista Sociologia Ciência & Vida!

*

**

***

**

*

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Por favor faça seu comentário. Vamos criar uma rede de diálogos possíveis para a construção e consolidação da antropologia e sociologia das emoções no Brasil.